O aumento do desemprego em maio foi maior entre os jovens, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em um ano, o desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos passou de 12,3% para 16,4%.
Para o Deputado Estadual Bruno Toledo o Brasil vive um momento preocupante em sua economia, com postos de trabalho se extinguindo e o consumo reduzindo.
“O governo brasileiro precisa reagir a esse cenário com aumento de investimento em políticas públicas que atendam as necessidades dos jovens em todos os seus aspectos: sociais, culturais, pessoais e profissionais”, opina o tucano.
Ainda segundo o IBGE, o desemprego é maior entre os jovens, mas a variação registrada em um ano indica que as dificuldades no mercado de trabalho estão sendo mais sentidas por essa faixa da população. Os trabalhadores de outras idades também tiveram aumento no desemprego em maio na comparação com o mesmo mês de 2014, mas a alta foi menor.
“O desenvolvimento do jovem é um dos principais fatores para o crescimento econômico e cultural de um País e a capacitação e a vivência profissional são necessárias à composição das competências de todos os jovens que, no futuro, se desdobram em uma sociedade mais crítica e construtiva”, concluiu Toledo.