PSDB AL

Experiência do Samu de Alagoas é destaque em congresso internacional

1328092354970975784-samu-alagoasUma pesquisa sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi destaque no VI Congresso Internacional de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos, realizado na cidade de Havana, em Cuba. O trabalho elaborado pela enfermeira Alessandra Galdino Barbosa, que fez residência na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), trata da descentralização das bases do serviço no Estado.

O estudo, que fez uma avaliação de tópicos como estrutura física, recursos humanos, abastecimento das unidades, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e situação das ambulâncias, foi publicado também em uma revista internacional, lançada durante o evento. A iniciativa do Samu alagoano chamou a atenção dos participantes do congresso.

“O serviço foi utilizado com exemplo para outros países, como a Guatemala, que se interessou pela estrutura. Também senti uma valorização muito grande por parte dos médicos que estavam no congresso. O trabalho é focado na parte da enfermagem e percebi que em outros locais não existe esse envolvimento dos enfermeiros no atendimento como aqui”, diz Alessandra.

A enfermeira conta que, para realizar a pesquisa, percorreu os 28 municípios que possuíam bases descentralizadas em 2012 – hoje são 34. “É importante ressaltar que, para isso, contamos com o apoio do secretário Jorge Villas Bôas, que disponibilizou o transporte para que pudéssemos percorrer as unidades”.

A orientadora da tese, Gildenes Villar, destaca a necessidade do estudo. “Com a avaliação, pudemos conhecer a realidade das bases e ver todos os esforços do Governo para diminuir o tempo de resposta no atendimento às urgências, melhorando a assistência à população”, expõe ela, lembrando a importância do apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ver mais