Considerado um momento histórico pelo secretário-geral do PSDB, o deputado Silvio Torres (SP), a juventude do maior partido de oposição no Brasil se reuniu, nessa quinta-feira (24), na sala da liderança do PSDB para discutir as normas e diretrizes do primeiro estatuto oficial que está sendo criado. O grupo será parceiro do partido e participará de todas as decisões colegiadas, especialmente das discussões que envolvam os problemas dos jovens brasileiros e a formulação de políticas para esta faixa etária (com foco de 16 a 25 anos).
O Estatuto da Juventude Social Democrática Brasileira tem como objetivo promover ações sociais, garantir mais dinâmica e horizontes, mobilizar cidadãos em torno de causas específicas, estabelecer parcerias com movimentos sociais para defesa de causas comuns, dentre outras diretrizes.
A comissão que elabora o Estatuto da Juventude do PSDB, formada pelo deputado federal por Alagoas, Pedro Vilela, e pelos deputados Betinho Gomes (PE), Pedro Cunha Lima (PB), Caio Nárcio (MG) e Bruna Furlan (SP), também estavam presentes na reunião. “O nosso intuito é ampliar a participação dos jovens junto à legenda. Vale lembrar que o texto base do estatuto já foi levado ao presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e, hoje, foi apresentado aos presidentes estaduais da Juventude. Um passo importante para o fortalecimento do PSDB e da política como um todo”, explicou Pedro Vilela.
De acordo com o deputado Silvio Torres, a implantação se deu por meio de vários debates democráticos. Ele ressaltou que a juventude é futuro do partido. “Se nós não tivermos uma geração preparada, qualificada e determinada, não teremos futuro. Mas o nosso futuro começa hoje aqui com a juventude”, assegura.
A partir de agora, são 45 dias para que todas as contribuições e deliberações sejam feitas sobre o estatuto do partido para a juventude.