PSDB AL

Reeducandos concluem curso ministrado pelo Senai

LOGO - SGAPA Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), formará a primeira turma do curso de alvenaria e pintura ministrado pelo Senai dentro do sistema penitenciário. A solenidade acontecerá na terça-feira (23), no auditório do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), a partir das 10h e contará com a presença de gestores e autoridades do estado.

O curso, que tem como objetivo formar profissionais capazes de trabalhar na área de construção civil,é uma iniciativa pioneira. Alagoas é o primeiro estado do Brasil a ofertar, através de parceria, a formação do Senai para custodiados. A turma, formada por 17 reeducandos do Presídio Masculino Baldomero Cavalcanti, receberá, após dois meses de curso, certificado comprovando a aptidão para trabalhar na área da construção civil emitido pelo Senai.

O curso foi dividido em duas etapas. Na primeira, os custodiados tiveram aulas teóricas que abordaram temas como qualidade e segurança na construção civil, aulas de interação da construção com o meio ambiente e tecnologia da construção civil. Na segunda etapa os reeducandos tiveram aulas práticas. No total, o curso teve carga horária de 160 horas/aula.

Parceria

Um dos compromissos da Sgap é a ressocialização. Isso impulsiona a busca por novas formas de ofertar aos reeducandos capacitação de qualidade. A parceira entre a Superintendência Penitenciária e o Senai já formou 64 reeducandos para atuar em áreas de instalações elétricas e hidráulicas na construção civil.

A qualificação dos custodiados além de proporcionar uma formação profissional, qualificará a mão de obra carcerária que é utilizada nos canteiros de obras do sistema prisional. Desta forma, cursos para a qualificação de profissionais na área da construção civil promovem benefícios à sociedade, pois oferecem as condições teóricas e práticas para a manutenção da qualidade tanto do trabalhador quanto da obra em construção. Assim, quando receberem a liberdade, os reeducandos poderão atuar no mercado de trabalho, já que possuirão o certificado de qualificação emitido pelo Senai.

Ver mais