O prefeito de Paripueira, Haroldo Nascimento (PSDB), está coordenando pessoalmente as equipes que trabalham no resgate e socorro às pessoas desalojadas e desabrigadas, por conta das chuvas fortes no município desde a última quinta-feira, 29. A defesa civil municipal continua em alerta e a previsão é de mais chuvas nos próximos dias.
Segundo o prefeito, até a noite de sábado (1) o número de famílias em casas de parentes, no Ginásio de Esportes e encaminhadas para o aluguel social chegou a 33. “Todos estão recebendo atendimento médico, cestas básicas, quentinhas, água e a atenção devida do poder público”, informou Haroldo, confirmando que o deslizamento de barreiras provocou desabamento de casas em áreas de risco.
“Estamos retirando todo mundo dos locais em vulnerabilidade, colocando lonas nas encostas, a defesa civil em alerta permanente e temos uma força-tarefa nas ruas, formada pelas secretarias municipais, com ajuda da população”, salientou o prefeito. “O mais importante no momento é salvar vidas e garantir total assistência a quem ficou desalojado ou desabrigado”, reforçou.
Haroldo assegurou que todas as providências estão sendo tomadas desde o primeiro momento para evitar tragédias e enfrentar os transtornos. Em suas redes sociais, ele pede às pessoas que sigam as orientações dadas pela defesa civil e pelas equipes das secretarias municipais. “Não é preciso pânico”, avisa o prefeito, lamentando que numa “situação como essa, ainda exista quem faça política com a dor de tanta gente”.
A força-tarefa está formada por servidores e gestores da defesa civil e das secretarias de saúde, educação, assistência social, obras e do gabinete do prefeito.