PSDB AL

Prefeito de Arapiraca adere ao Maio Amarelo

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), aderiu ao Maio Amarelo, movimento que tem o objetivo de promover ações de redução dos índices de acidentes com motociclistas em Alagoas. Segundo ele, Arapiraca tem os maiores indicadores de acidentes no trânsito envolvendo motocicletas no estado. “A intenção é prevenir, educar”, diz o tucano.

As ações educativas, que terão início nessa quarta-feira (3), serão realizadas por uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), e prosseguirão na Praça Marques da Silva, no centro da cidade, até o próximo dia 25.

Um estande será montado na praça para que as equipes de Educação para o Trânsito da SMTT e do Detran, possam distribuir folhetos com informações educativas no trânsito e abordagem a condutores por agentes dos dois órgãos.

O Retrato da Segurança Viária 2014 apontou Arapiraca como a cidade em Alagoas que mais registra mortes no trânsito, principalmente por meio de motocicletas. São 90;3 óbitos por cem mil habitantes. Em Alagoas, o índice de mortalidade no trânsito é considerado um dos mais altos do mundo. São 27 mortes por cem mil habitantes, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

MAIO AMARELO – O Movimento Maio Amarelo surgiu de uma reunião na Assembleia Geral das Nações Unidas, em março de 2010, que editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Décadas de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento da ONU foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

Os acidentes de trânsito já são considerados a nona maior causa de mortes no mundo. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e nas ruas em todo o planeta, informa a ONU.

Ver mais