PSDB AL

Prefeitura e Sebrae implantam Maceió Mais Empreendedor

Maceió Mais Empreendedor Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Maceió Mais Empreendedor
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

No dia 05 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Na passagem da data, a Prefeitura de Maceió apoia as ações desenvolvidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae – AL). Na manhã desta segunda-feira (05), o prefeito Rui Palmeira participou da oficialização do programa Mais Empreendedor.

Com a assinatura do Termo de Compromisso, será formalizado um grupo de trabalho composto por integrantes do Sebrae e de diversas secretarias municipais. Esse grupo irá traçar metas para estimular a cultura do empreendedorismo pautado em cinco eixos: compras públicas, simplificação e desburocratização para abertura de empresas, educação empreendedora, agricultura periurbana e legislação tributária.

“O dia de hoje é mais uma oportunidade de reforçar o compromisso do município com o empreendedor e com o fomento do empreendedorismo. A criação do grupo de trabalho é de grande importância. Dentro dos cinco eixos, a cidade de Maceió já trabalha com as compras públicas. Recentemente firmamos contrato com sete cooperativas da agricultura familiar de Alagoas, para fornecer alimentos para a merenda escolar. Além de alimentos orgânicos, saudáveis e de qualidade para os nossos alunos estamos fortalecendo o trabalho desses grupos e o Sebrae foi um grande incentivador”, disse Rui.

“Além disso, estamos estreitando ainda mais nossa parceria com o Sebrae para ampliar em Maceió a cultura do empreendedorismo. Dentro desse trabalho conjunto, também estaremos inaugurando na tarde de hoje a terceira Sala do Empreendedor. Depois do Benedito Bentes e Jaraguá, os micro e pequenos empreendedores do Jacintinho terão um espaço para atendimento e orientação. A Sala do Empreendedor é resultado da união entre Prefeitura de Maceió, Sebrae e Associação Comercial”, salientou Rui.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também participou do evento. “Todos sabem o quanto as pequenas e micro empresas são importantes para a economia de Alagoas e na capital não é diferente. Estamos cumprindo nosso papel como poder público e nossa meta é estimular a implantação de novas empresas e fornecer ferramentas para que as que já estão no mercado possam crescer e, assim, gerar mais renda, mais empregos e mais desenvolvimento. Com ações integradas e com parceiros qualificados como o Sebrae, certamente nossa economia tem muito a ganhar”, salientou.

Para o diretor superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, a união com a Prefeitura tem dado resultados positivos, e cresce ainda mais com a implantação do Programa Maceió Mais Empreendedor: “esta é mais uma parceria voltada para os micro e pequenos empreendedores. Assim, garantimos que o dinheiro continue a circular e os pequenos negócios cresçam na capital”.

O diretor técnico do Sebrae, Ronaldo Morais, foi enfático: “Com a assinatura, a Prefeitura e o Sebrae estão preparando medidas para facilitar a vida do empreendedor.

Compre do Pequeno Negócio

O evento que marca o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa conta uma vasta programação realizada no Espaço Multieventos do Ginásio do Sesi. A programação também conta com a palestra do consultor do Sebrae Nacional de renome internacional e 20 anos de experiência no mundo dos negócios, Cláudio Forner. O palestrante abordará temas ligados ao empreendedorismo, inovação e a importância da Micro e Pequena Empresa (MPE) para a economia brasileira, especialmente diante do atual cenário econômico.

A ação faz parte do movimento nacional Compre do Pequeno Negócio, que integrou também o Projeto Velas Artes com o apoio das Tintas Miracor e o Armazém Usina. O projeto transformou 14 velas de jangada em obras de arte pintadas por artistas alagoanos. As jangadas passearam pela enseada de Pajuçara no último domingo formando uma galeria flutuante abrindo, assim as comemorações dos 200 anos de Maceió. O desfile se repetirá no dia cinco de dezembro, data em que a capital completa seu bicentenário.

O movimento Compre do Pequeno Negócio procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. Da mesma forma, essa mobilização permite que os pequenos negócios não sejam tão afetados pela instabilidade econômica que o País enfrenta.

Secom Maceió

Ver mais