Seminário reúne pré-candidatos à eleição deste ano em Alagoas
Ascom PSDB/AL
O diretório estadual do PSDB de Alagoas e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) realizaram nesta quinta-feira, 19, mais um seminário sobre legislação eleitoral, voltado desta vez aos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador na eleição deste ano e para assessores políticos do partido. “O PSDB vai entrar nessa disputa com projetos e com bandeiras importantes para ajudar a desenvolver Alagoas através dos municípios”, enfatizou o presidente dos tucanos alagoanos, Teotonio Vilela Filho.
Segundo ele, a realização desse terceiro seminário para orientar e esclarecer dúvidas sobre legislação eleitoral movimenta e amplia as informações dentro do partido. “O ITV tem sido um parceiro importante da executiva estadual na promoção de debates e conhecimento”, destacou Teotonio. “O PSDB vai bem, cresceu em filiados, tem uma bancada expressiva na Assembleia Legislativa Estadual e na Câmara de Vereadores de Maceió, além de um número significativo de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, contabilizou.
O evento esclareceu dúvidas e deu orientações sobre as mudanças jurídicas e contábeis que passarão a valer já na eleição deste ano. As palestras da advogada Jamile Coelho e da contabilista Rose Nogueira trataram em especial sobre o número de candidatos, pré-requisitos para candidaturas, exigência mínima de votos para se eleger, direito de resposta por eventuais ofensas na internet e horário eleitoral, convenção, prestação de contas, prazos e propaganda eleitoral.
De acordo com a advogada Jamile Coelho, as mudanças que aconteceram e que tiveram o objetivo de baratear as eleições, foram as mais importantes. “Hoje são apenas 35 dias de propaganda eleitoral, diminuindo o valor gasto com marketing e com as produções dos programas de rádio e televisão”, explicou.
Já sobre a propaganda na internet, a advogada advertiu: “Todos os candidatos precisam de bom senso. Fazer uma campanha proativa, com propostas para solucionar os problemas das comunidades e evitar ficar agredindo o opositor em plenas redes sociais é o caminho mais seguro. Eu aconselho aos candidatos que façam uma campanha de ideias e se mostrem como a melhor opção. A intenção é que a eleição seja limpa e uma das soluções encontradas para tornar isto verdade foi impedir que a eleição seja financiada por pessoa jurídica, que se tornaram impedidas de doar. As eleições só poderão ser financiadas com recurso público, diminuindo a disparidade entre os candidatos e exigindo transparência, pois a população quer saber onde o dinheiro público está sendo empregado”.
A advogada destacou que hoje o processo eleitoral está profissionalizado e sugeriu aos candidatos o acompanhamento de assessorias jurídica e contábil, além de uma equipe de marketing. Sobre a questão financeira, a contabilista Rose Nogueira abordou os limites de gastos, o disciplinamento da arrecadação e os gastos com recursos partidários.
Também prestigiaram o evento, que aconteceu no Hotel Enseada, Pajuçara, a presidente do ITV de Alagoas, Sonaly Bastos,o secretário-geral do PSDB de Alagoas, Claudionor Araújo, a presidente do PSDB Mulher Alagoas, Adriana Toledo, que teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos vereadores e pré-candidatos na disputa eleitoral deste ano.