Tucanos comentam as decisões anunciadas pelo Governador e presidente de Honra do Partido, Teotonio Vilela Filho.
Maceió – Os últimos dias foram cheios de movimentações no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Alagoas. A semana passada teve início com uma declaração do Governador Teotonio Vilela Filho sobre a sua decisão de permanecer no comando do Governo em 2014. A última notícia são as mudanças no secretariado, motivadas por razões políticas, tendo em vista as eleições de 2014.
O Governador anunciou durante uma coletiva para a imprensa, nessa segunda-feira (13), seis novos nomes que irão substituir secretários de seis pastas: deixam os cargos os secretários de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, com a entrada do ex-procurador-geral de Justiça Eduardo Tavares; de Articulação Política, Rogério Teófilo, com a entrada do adjunto da pasta, Fábio Rodrigues; e de Infraestrutura, Marco Fireman, que dá lugar ao atual diretor do DER, Marcos Vital.
As mudanças compreendem ainda as Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, com a saída de Luiz Otavio Gomes e a entrada da adjunta Poliana Santana; do Trabalho, Emprego e Qualificação, com Stella Albuquerque no lugar de Alberto Sextafeira; e de Pesca e Aquicultura, com a saída de Régis Cavalcante e a entrada de Antonio Carlos Cavalcante.
O presidente do Partido do município de Maceió e agora ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, afirmou que sai com a missão de estruturar os partidos políticos aliados. “Até o momento não sou candidato, mas a possibilidade não está descartada. Se houver espaço, o Governador sabe que meu nome estará à disposição, mas até o mês de abril o meu trabalho será o de fortalecer as bases, pois o grupo terá candidato a Governo e a Senado”, disse.
Para o presidente do Partido em Alagoas e secretário municipal de Esporte e Lazer de Município de Maceió, Pedro Vilela, os nomes que deixam o Governo conduziram as suas respectivas secretarias com muito brilho. “São nomes de muita qualidade que o Partido dispõe para disputar as próximas eleições”, afirmou Vilela.
O Procurador de Justiça, Eduardo Tavares, que por dois mandatos atuou como procurador-geral de Justiça de Alagoas, foi filiado ao PSDB recentemente e agora assume o comando da secretaria de Defesa Social.
“Eu recebi o convite para me filiar ao Partido e aceitei por confiar na filosofia do PSDB e por confiar na idoneidade de quem me convidou. Agora eu aceitei tocar a pasta da Defesa Social por me sentir preparado para tentar minimizar os índices que estão preocupando a sociedade e o Governador. Eu acredito que esses índices sãos reversíveis e é por isso que vou trabalhar com duas metas: tem que diminuir e tem que diminuir”, garantiu Tavares.
O líder do PSDB na Assembléia Legislativa, deputado Gilvan Barros, avalia como positiva as decisões do Governador. “Téo é estadista e não tem como não confiar nas determinações de uma pessoa que exerce liderança política com sabedoria e sem limitações partidárias”, declarou.