Os investimentos do Governo Teotonio Vilela Filho na saúde de Alagoas são o tema das inserções partidárias do PSDB neste mês de outubro, em rádio e televisão de Alagoas, a partir desta terça-feira, 3. Na gestão tucana, Alagoas foi premiada pelo Unicef pela queda de 36% na mortalidade infantil, triplicou o número de leitos nos hospitais públicos e priorizou a atenção básica.
Reformado, ampliado e equipado na gestão tucana, o Hospital Geral do Estado (HGE) aumentou de 149 para 387 o número de seus leitos, além de mais 122 de retaguarda nos hospitais Sanatório e do Açúcar. Em Arapiraca, a Unidade de Emergência do Agreste também recebeu reforma e triplicou seus leitos de 51 para 120, com mais 54 no Hospital Chama.
O Governo Teotonio abriu em Santana do Ipanema, no Sertão, o hospital Clodolfo Rodrigues, que atende a população de 21 municípios da região e é referência na Bahia e Pernambuco. A gestão do PSDB também construiu duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Maceió e mais oito no interior (Maragogi, Delmiro Gouveia, Viçosa, Palmeira dos Índios, Penedo, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos).
Também foram construídas com recursos estaduais, 21 unidades básicas de saúde, para fortalecer no interior o Sistema Único de Saúde (SUS).
SAMU – De apenas duas cidades alagoanas com o Serviço de Atendimento Móvel, Alagoas passou a ter no Governo Teotonio 36 bases do SAMU, uma a cada 36 km, além da aquisição de um Aeromédico e de motolâncias, para agilizar o socorro. O Samu Aéreo foi pioneiro no estado, durante a gestão do PSDB.
Teotonio Vilela implantou vários programas para facilitar o acesso aos serviços de saúde e para fortalecer a prevenção e o atendimento médico a todos. Entre tantas ações, reestruturou e garantiu o abastecimento da Farmácia de Acolhimento, climatizou a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), espaço responsável pelo estoque e distribuição de medicamentos para os 102 municípios alagoanos e para as unidades sob gestão do estado.
Outra iniciativa importante na política de saúde na gestão do PSDB, foi a criação do programa da Cesta Nutricional para gestantes, um item a mais na redução da mortalidade infantil no estado. Mais de 70 mil grávidas foram beneficiadas, representando um investimento de R$ 40 milhões viabilizados com recursos do Fecoep.
Teotonio Vilela Filho governador de Alagoas de 2007 a 2014.