O Instituto Teotônio Vilela e o PSDB Mulher realizam em Maceió, nesta sexta-feira e sábado, dias 18 e 19, capacitação para vereadoras tucanas do Norte e Nordeste do Brasil, informa Adriana Toledo, presidente do PSDB Mulher de Alagoas. Segundo ela, o objetivo é “estimular as mulheres a terem mais voz e poder, não só dentro do partido, mas também na estrutura política, econômica e social do país”.
“Será um treinamento de ação política”, resume a tucana, acrescentando que participarão do evento as vereadoras eleitas em 2016. “Vamos fortalecer o papel das vereadoras, para que se entenda definitivamente que o legislativo não é um poder menor”, defende Adriana Toledo. “A capacitação mostra novas formas de atuação política e é importante que essas ações destaquem o compromisso com as políticas de gênero”, salienta.
O evento será conduzido pela presidente nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema, e terá como temas “Ética, Gênero e Responsabilidade”, “Ferramentas para um mandato sintonizado com a Justiça reparadora”, “Ferramentas para um mandato mais participativo e transparente”, “As cidades e a importância do legislativo local”, “Utilização das ferramentas do processo legislativo”, “Estratégia de argumentação e excelência na liderança política”, e “Momento político atual e as reformas”.
Entre os palestrantes e moderadores, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crucius; a prefeita da Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira; a presidente nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema; a deputada estadual Terezinha Nunes, de Pernambuco; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; vereadora Tereza Nelma, de Maceió, deputado estadual Rodrigo Cunha, de Alagoas, além de juristas, sociólogos, especialistas em administração pública, em arquitetura e urbanismo, e outros.
O evento acontecerá no Maceió Atlantic Suítes e a abertura está prevista para às 14h30, com a presença do presidente do PSDB de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, prefeito de Maceió Rui Palmeira, e outras lideranças do partido no estado.