PSDB AL

PSDB reage às críticas de Renan Filho ao governo Téo

Secretário geral elenca investimentos do governo tucano na segurança pública

Assessoria PSDB Alagoas

O secretário geral do PSDB de Alagoas, Claudionor Araújo, disse nesta quarta-feira que o governador Renan Filho se equivoca ao falar sore os investimentos feitos pelo governo Teotonio Vilela na segurança pública do Estado. Segundo Claudionor, há obras, equipamentos, ações e números que demonstram o trabalho implantado com eficiência pela gestão tucana contra a violência e em defesa da cidadania em Alagoas.

“Houve reformas em delegacias policiais, construção do complexo de delegacias de Maceió, triplicação do número de vagas no sistema prisional de 1.200 para 3.600, construção de quatro presídios, um deles entre Girau e Craíbas e outros três na capital, sendo um militar e dois de segurança máxima, bases comunitárias, aquisição de viaturas, armamentos e coletes balísticos para policiais militares e civis”, citou Claudionor, lembrando ainda os equipamentos para o Corpo de Bombeiros adquiridos no governo de Teotonio.

O tucano citou ainda que por concurso público e convocação de reserva técnica, o governador Teotonio Vilela contratou 2.500 policiais militares, 400 civis entre delegados, escrivães e agentes, 16 peritos, oito médicos legistas e cinco papiloscopistas. “Foi o governador que mais militares colocou no efetivo da Polícia Militar de Alagoas”, destacou, salientando que foram adquiridas mais de duas mil pistolas 0.40 e mais 5.935 armas em geral para o policiamento no estado.

“O videomonitoramento na capital e Arapiraca e a comunicação digital na segurança pública são obras do governo Teotonio”, reforça Claudionor, apontando ainda a reestruturação do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), que ganhou independência e poder de deliberação, e a sanção da 17ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas. A informação de que havia mais de 300 policiais no Gabinete Militar do governador é contestada pelo tucano: “Teotonio encontrou 234 militares no Palácio quando assumiu em 2007 e reduziu de imediato para 172”, explica. “Em 2012, esse número caiu para 90”, diz.

“Entre as viaturas adquiridas e locadas para a segurança pública, Teotonio também conseguiu um helicóptero esquilo, dotado de rádio policial, guincho de salvamento, gancho para carga e portas corrediças”, acrescenta, afirmando que que entre outras ações na segurança pública estão investimentos na tecnologia para a inteligência das polícias, Perícia Oficial, Laboratório de Cromatografia e o Núcleo de Estatística e Análise Criminal.  “A redução começou a ser reconhecida estatisticamente a partir de 2011”, informa, saindo de 75 homicídios por cem mil habitantes para 64,9 em 2013, e mantendo a queda em 2014, com 61,8.

Histórico – Segundo Claudionor, quando Teotonio Vilela assumiu o governo em 2007, a violência estava sem controle e o estado sem uma política própria de segurança pública. “Foi colocado dinheiro estadual, foram feitas parcerias, o governador Teotonio não cruzou os braços diante do cenário e nem fez vistas grossas, ao contrário. Não foi do zero que o atual governo pegou a segurança pública de Alagoas”, acentua o tucano.

 

Ver mais