Presidentes de diretórios tiram dúvidas sobre mudanças na eleição deste ano
Ascom PSDB AL
A executiva estadual do PSDB de Alagoas e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) realizaram nesta sexta-feira, em Maceió, seminário sobre Legislação e Contabilidade Eleitoral, dirigido aos presidentes dos diretórios municipais, com palestras da advogada Jamile Coelho e da contabilista Roseane Nogueira Andrade. O presidente estadual do partido, Teotonio Vilela Filho, disse que a iniciativa é para evitar eventuais equívocos na lei eleitoral e na contabilidade durante a eleição deste ano.
“Essa será uma eleição diferente, tanto na linguagem política para com o eleitor, como na própria legislação eleitoral”, destacou Teotonio. Segundo ele, a partir de agora os diretórios municipais e os pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador pelo PSDB podem consultar a estrutura legal da executiva estadual. “O importante é que tenhamos certeza absoluta de que a legislação está sendo cumprida ao pé da letra”, afirmou.
Entre os temas abordados, prazos para convenções, registros de atas, propaganda eleitoral, uso da internet e redes sociais, prestação de contas do partido e de candidatos, entre outros. O secretário executivo do PSDB estadual, Claudionor Araújo, explicou que o partido pretende investir mais em seminários como esse, com pautas políticas e de organização partidária. “Vamos estimular mais o debate político, a posição do partido, a defesa de bandeiras sobre ética e compromisso público”, disse ele.
PRODUTIVO – O presidente do diretório tucano de Arapiraca, Rogério Teófilo, parabenizou o evento. “Um seminário esclarecedor”, definiu Rogério, lembrando que a eleição deste ano contará com as modificações feitas pela minirreforma eleitoral, aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional. “Mudou prazos, propaganda, é preciso que tenhamos cuidado para não fugir à regra legal”, acrescentou.
“Hoje não basta ser candidato, é necessário conhecer a legislação e a contabilidade. Se for eleito e tiver alguma irregularidade, é capaz do político ter o seu mandato cassado por falta de conhecimento”, disse Lúcia, Piaçabuçu. “A iniciativa do PSDB em promover essa reunião de trabalho demonstra a seriedade do Partido. É importante para o nosso candidato ter a segurança que pode encontrar respaldo no Partido”, destacou a tucana.