PSDB AL

Relação Brasil-Europa será discutida no Congresso Nacional

 

As diferenças sócio-econômicas entre Brasil e Europa são grandes e perceptíveis em toda sociedade. Para discutir novos caminhos de desenvolvimento, parcerias comerciais e abrir o diálogo com o novo mundo, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (2), o XXIII Fórum Parlamentar Brasil-Europa. O encontro irá reunir parlamentares brasileiros, ministros, e demais autoridades do setor para debater sobre os desafios enfrentados na formulação de políticas comerciais e sociais frente à globalização.

Segundo o deputado federal Pedro Vilela (PSDB AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal, o encontro será fundamental para abrir o diálogo e debater sobre questões fundamentais como comércio internacional, redução da desigualdade social, imigração, entre outros. “Será um dia extremamente produtivo, em queiremos trabalhar questões fundamentais para o Brasil, além de trocar experiências com a Europa. Vamos tratar de desafios e oportunidades para nosso País”, explicou.

O evento, que tem início às 9h e segue até o final do dia, trará para discutir importantes nomes no assunto, como o Deputado do Parlamento Europeu Antonio Marinho Pinto, Vice-presidente da Delegação para Brasil, Agni Castro-Pita, Representante da ACNUR, Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti, Observatorio das Migrações Internacionais da UnB, o deputado do Parlamento Europeu Francisco Assis, Presidente da Delegação para Mercosul, o Embaixador Ronaldo Costa Filho, Diretor do Departamento de Negociações Internacionais, Itamaraty e Renato Baumann, do IPEA, entre outros.

No primeiro painel do encontro serão debatidos os Desafios de Formulação de Políticas Comerciais e Sociais frente à Soberania Globalizada – Criando uma nova geração de comércio internacional. Neste primeiro momento serão discutidos tópicos como o trabalho de parceria entre Brasil e a Europa para se inserir na expansão das redes de comércio livre, perspectivas de um acordo de comércio livre entre Mercosul e UE e o estabelecimento da TPP e a perspectiva da TTIP afetam a Europa e o Brasil.

“No segundo momento do evento vamos falar sobre o Estado de bem-estar social e as desigualdades, onde iremos abordar assuntos como a estratégia para combater o aumento das desigualdades – dentro dos Estados e entre eles, como os movimentos populacionais e a demografia afetam a Europa e o Brasil e o quão sustentável é o Estado de bem-estar social na Europa e Brasil. Assuntos de total interesse e que precisamos levar adiante para sair com proposições para nosso futuro”, esclarece Pedro Vilela.

Por fim, encerrando o Fórum, será levada à mesa a questão da imigração. Os participantes irão debater sobre a crise dos refugiados e como isso afetou o funcionamento da política européia, qual é o papel do Brasil em relação à migração global e o desenvolvimento, economia e migração – desafios e oportunidades.

O XXIII Fórum Parlamentar Brasil-Europa acontece no Auditório Nereu Ramos, das 9h às 17h30. Para mais informações: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento;jsessionid=83F7FB03C9CD80442561B84E7142F8DB.prod1n1-secomp.camara.gov.br?id=26092

Ver mais