PSDB AL

Solange Jurema afirma que o Plano Real é o programa mais revolucionário de combate à pobreza

 

Projeto Amigos do Planeta.Maceió (AL) – “Eu vivi na época da inflação e posso dizer que o programa mais revolucionário de combate à pobreza foi o Plano Real, mais até que o Bolsa Familia”, foi com essa frase que a presidente do PSDB Mulher Nacional e ex-ministra do governo FHC, Solange Jurema, começou a explicar a importância que a adoção do Plano teve para o Brasil.

O tema foi colocado em pauta devido à sessão solene no Senado, nessa terça-feira (25), onde o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves comemoraram com parlamentares tucanos e de outros partidos os 20 anos do Plano Real.

Idealizado e executado pelo FHC, na época Ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco, o Plano foi lançado em fevereiro de 1994 e ficou conhecido pelo combate à inflação. Adotando medidas como o controle dos gastos públicos, a desindexação da economia e o aumento das taxas de juros, o Plano Real derrubou a inflação para 8,64%, em 1999. Em 1994, a inflação atingiu 2.490,99%.

Para Jurema, só consegue reconhecer o alcance do plano, quem viveu a inflação. “Os preços dos produtos estavam um valor pela manhã e 10 vezes mais caros no final do dia, então para garantir o seu salário, o pobre gastava todo o seu salário de uma só vez, pois não tinham onde se resguardar e perdiam então o seu poder aquisitivo”, explicou a presidente do PSDB Mulher.

Além de controlar a inflação, o plano estabilizou a moeda, fortaleceu a economia brasileira e foi responsável por muitos avanços sociais. “Os brasileiros precisam comemorar, independente de partido político, e reconhecer o trabalho da equipe do presidente Itamar Franco e do Fernando Henrique Cardoso”, ressaltou Solange Jurema.

 

Ver mais