“O Brasil espera de nós mais do que o necessário combate ao regime da incúria que tomou de assalto o estado nacional”, disse nesta sexta-feira, 14, o presidente do PSDB de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, no evento que marcou a abertura da campanha nacional de filiação do partido. “Em tempo de múltiplas e graves crises como agora – crise política, crise econômica, crise social, crise de representatividade e crise moral -, temos consciência da nossa redobrada responsabilidade”, destacou o tucano.
Para uma plateia formada de filiados, empresários e políticos, Teotonio falou sobre reformas pelo PSDB no Brasil, enumerou algumas e prestou uma homenagem ao ex-presidente FHC. “Tiramos o SUS do papel. Colocamos todas as crianças na escola. Inauguramos os primeiros programas de transferência de renda existentes no país, depois adensados e unificados no Bolsa Família. Criamos a lei de responsabilidade fiscal. Abrimos o Brasil ao resto do mundo. E por tudo isso este também é o momento de, mais uma vez, prestarmos nossas justas homenagens ao presidente que mudou a cara do Brasil para sempre – Fernando Henrique Cardoso”.
“Temos ciência das nossas obrigações para com os brasileiros e consciência dos nossos deveres históricos. Não estamos aqui para advogar, como tantas vezes fizeram contra nós, o quanto pior melhor… ou a insuflar a sublevação do motim das ruas… estimulando o ‘nós e eles’. O PSDB tem posição clara, jamais faremos oposição ao Brasil. Fazemos oposição pelo Brasil que podemos e merecemos ser”, acrescentou. “É pelo Brasil que não permitiremos que, tendo feito o que fizeram e continuam a fazer, sem qualquer constrangimento, ousem tentar se confundir com o país”, destacou, apontando para os adversários:
“Eles não são o país. Eles são o PT e seus aliados. Eles devem ser cobrados por todos os brasileiros pelos escândalos em série, pelos desvios sem fim, pelo aparelhamento crônico do estado nacional, pelo regime do compadrio e da leniência, pela incompetência com que governaram e nos jogaram, pelos seus próprios erros, em uma crise sem precedentes na nossa história recente”.
Teotonio afirmou que essa é a hora de se apoiar as instituições:
“Temos que fiscalizar. Cobrar. Apurar com rigor e cobrar responsabilidades. Exigir transparência dos atos de governo. Defender medidas urgentes que impeçam o que já aparece no horizonte: a penalização dos mais pobres, dos que mais precisam e menos têm. Temos que exigir saídas contra a recessão, a paralisia, a estagnação que estão se transformando em desemprego. É hora de cobrar austeridade, primeira medida para conter a carestia. Chega da farra de gastos, desperdícios, ineficiência, obras paradas, roubalheira. O remédio contra a crise é decência. É transparência. É eficiência. É responsabilidade. Espírito público”.
O lançamento da campanha nacional de filiação do PSDB aconteceu na sede da Associação Comercial de Maceió e teve a presença do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, lideranças nacionais e estaduais.