Alvaro Dias defende a importância da força que vem do campo
Cascavel (PR) – Em visita ao Show Rural em Cascavel (PR), uma das mais importantes feiras de tecnologia e agronegócio da América Latina, nesta segunda-feira (3), o senador Alvaro Dias (PR) ressaltou que o ambiente era adequado ao aprendizado das melhores técnicas para o desenvolvimento da agricultura no país: “É a fotografia da força que vem do campo”, disse ele.
Acompanhado do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), do governador do Paraná, Beto Richa, do presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), Dilvo Grolli, o senador paranaense fez críticas à falta de investimento do governo federal no setor.
“É um contraste gritante. A competência de um lado, do produtor rural brasileiro, e a incompetência do governo. Nestes dias, a indignação cresceu no meio rural diante desse investimento brutal, que ganhou manchetes, no porto de Mariel, em Cuba. O governo brasileiro não investe um terço disso nos portos do Brasil”, afirmou Alvaro Dias.
Em decorrência do pouco financiamento a obras de infraestrutura rodoviária, ferroviária e portuária no país, o senador alertou para a possibilidade de um apagão logístico.
“O país colhe 90 milhões de toneladas de grãos. 42% dessa safra terá que chegar aos portos agora em fevereiro, até porque não existe armazenagem suficiente. Consequentemente, nós teremos mais uma vez à vista, para todo o país ver, os gargalos existentes nos nossos portos, que colocam o Brasil em penúltimo lugar entre 20 países exportadores, em matéria de estrutura portuária. Isso revela a incompetência do governo, a ausência de investimentos e que a modernização dos portos proposta se deu com atraso e de forma insuficiente”, acrescentou.
Em seguida, o parlamentar ressaltou que: “A constatação que esta nova safra nos proporcionará é que o governo federal continua absolutamente incompetente”.