Médico generalista, o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PSDB) utilizou a Tribuna do Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta segunda-feira (22) para falar sobre a automedicação no país. De acordo com o parlamentar, o Brasil apresenta índices alarmantes de mortes por intoxicação, ocasionadas na maioria das vezes pelo uso inadequado de medicamentos.
Durante pronunciamento, Dr. Ewerton Wanderley destacou que o Brasil ocupa a quinta colocação na relação dos maiores consumidores de medicamentos do mundo. “São mais de 32 mil rótulos de medicamentos, com 12 mil substâncias. Há uma drogaria para cada três mil habitantes, mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, disse.
Bastante utilizado por mulheres para a prática abortiva, o Misoprostol foi citado pelo médico como um dos principais medicamentos responsáveis pela malformação fetal e desenvolvimento de doenças como a Síndrome de Moebius em filhos de pacientes que tiveram o aborto frustrado.
Dr. Ewerton também alertou as pessoas, principalmente idosos, para o uso prolongado de antiácidos, associados ao desenvolvimento de doenças como câncer de estômago. “O problema é universal, antigo e de grandes proporções. Não há como acabar com a automedicação, talvez pela própria condição humana de testar e arriscar decisões. Há, contudo, meios para minimizar o problema”, explicou.
Na opinião do parlamentar, é importante investir em programas de orientação para profissionais da área de Saúde, além de estimular a fiscalização do comércio irregular, fazendo valer a Lei Municipal nº 1.488, de 06 de agosto de 2010, que prevê, dentre outras coisas, a obrigatoriedade da colocação de placas nos estabelecimentos farmacêuticos e afins, advertindo os consumidores dos riscos da automedicação.
O vereador aproveitou para elogiar a iniciativa do também vereador Dr. Gomes, pela propositura do Projeto de Lei que institui na Rede Municipal de Ensino a obrigatoriedade de ações preventivas e educativas relacionadas à automedicação.
Ainda no Plenário Adriano Jorge, Dr. Ewerton Wanderley parabenizou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Evandro Melo, pela realização da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que acontece de 15 a 26 desse mês na capital.
O parlamentar aproveitou ainda para parabenizar o governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, pelo que ele chamou de “brilhante iniciativa”, ao determinar a ampliação do horário de atendimento dos procedimentos de quimioterapia e radioterapia até meia-noite na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e realização de cirurgias ortopédicas no mesmo período na Fundação Hospital Adriano Jorge.