Cuido do meu coração. Ele é sentimental e um de seus músculos tem uma atrofia interna que me presenteou uma hipertensão desde quando eu ainda era moço. Atualmente, fico de olho no bichinho o tempo inteiro e não descuido de perguntar ao médico se está tudo bem com ele. Cuide do seu coração também.
Recentemente, perdi dois bons amigos por problemas cardiovasculares. Esse tipo de doença é a principal causa de mortes em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, são aproximadamente 300 mil mortes por ano. Não é pouca coisa. Principalmente o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto são os mais comuns. Se houver acompanhamento médico e o controle da diabetes e da pressão alta esse número cairá drasticamente, conforme orienta a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Recomenda-se visitar um cardiologista pelo menos uma vez no ano.
O tabagismo, o sedentarismo, a má alimentação e o alto índice de gordura abdominal são determinantes para a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, ou seja, pare de fumar, faça um exercício diário, de pelo menos meia hora, controle seu peso reduzindo os alimentos gordurosos e vá ao posto de saúde mais próximo falar com o cardiologista. Incentive seus filhos a fazerem o mesmo desde a infância, assim eles terão uma juventude bem saudável.
Com a chegada do verão em nossa cidade aproveite para iniciar uma rotina de caminhada diária pelas ruas de seu bairro. Convide alguns amigos e leve uma garrafinha de água para seguir se reidratando devido a perda de líquido durante o passeio. Faça pela manhã, final da tarde, comecinho da noite. É bom demais para a saúde.
Cuide do seu coração. Ele deve ser sentimental igual ao meu. Nós manauaras somos assim, sentimentais e determinados. Quando queremos uma coisa sempre a conquistamos, desde os imemoriais tempos dos nossos ancestrais barés, passés e manaós.
Ver. BOSCO SARAIVA