Comissão de Políticas Antidrogas, proposta pelo deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), é aprovada pelos parlamentares nesta quarta-feira (10/07).
Segundo Bisneto, a comissão será especificamente para tratar das ações de prevenção e combate às drogas. “Esta comissão se faz urgente e necessária, visto que se trata de um problema complexo com especificidades nas suas ações”, afirmou, acrescentando que não está pedindo para o governador aumentar o repasse para a Assembleia: ”Já existe verba suficiente e acredito que uma comissão a mais na Casa não fará diferença. Tenho a certeza que nosso objetivo é muito mais importante”.
Pelo projeto, a proposta é baseada no ideal de construção de uma sociedade protegida do uso de drogas ilícitas e do uso indevido de drogas lícitas, constitucionalmente instituídas. “Vejo que, às vezes, as pessoas não compreendem porque talvez não tenham um filho ou parente dependente de drogas e tenho certeza que, se um dos deputados tivesse, ele iria levá-lo para tratar em São Paulo. Mas, aquele pai de família humilde, que não se vê assistido pelo Estado, pelo Poder Público, esse pai e filho precisam sim de políticas de combate às drogas”, completou.
De acordo com Bisneto, foram registradas, em 2011, 1.511 ocorrências policiais de porte de entorpecentes e 1.295, de tráfico, totalizando 2.806. Em 2012, houve 1611 ocorrências policiais de porte de entorpecentes e 1.872 ocorrências de tráfico, totalizando 3.483 registros. Os dados, segundo o deputado, são da Delegacia Geral do Estado.