Resultado da Indicação nº 210/2013 do vereador Ednaílson Rozenha (PSDB), a autorização do financiamento do saldo restante do ‘Bolsa Universidade’ possibilitou que milhares de estudantes tivessem acesso ao nível Superior de Ensino em Manaus.
Com a mudança, o número de adesões ao Financiamento Estudantil (Fies) aumentou em 110 % entre 2012 e 2013, no Amazonas, segundo a Caixa Econômica.
Rozenha protocolou a Indicação pedindo a mudança na legislação do Bolsa Universidade no dia 12 de março deste ano e o prefeito Arthur Neto (PSDB) publicou o decreto com a solicitação no dia seguinte. Antes dessa alteração, o estudante universitário que participava de crédito educativo oriundo do Governo Federal não podia acumular dois benefícios. “Com a permissão, milhares de estudantes puderam realizar o sonho de ingressar em uma faculdade”, afirmou o vereador.
Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica, durante todo o ano de 2012 foram registrados 946 contratos do Fies firmados no Estado contra 2.024 contratos homologados só no primeiro semestre de 2013. Desse número, cerca de 80% são estudantes da capital e uma grande parcela são de beneficiários do Bolsa Universidade da Prefeitura de Manaus. Entre janeiro e junho deste ano, o município disponibilizou 4,9 bolsas de estudos parciais e integrais.
“O aumento no número de financiamento só reforça a importância que a alteração no decreto do ‘Bolsa Universidade’ representou para muitos de estudantes em Manaus que lutam por uma oportunidade no mercado e sabem que o crescimento profissional só é possível através da educação”, ressaltou Rozenha.
Ele lembrou que acadêmicos de baixa renda enfrentam obstáculos para finalizar um curso Superior e a garantia do pagamento da mensalidade contribui para a tranqüilidade do aprendizado. “Sabemos o quanto é difícil cursar uma faculdade pelas despesas de transporte, alimentação, livros e apostilas. Com essa oportunidade, teremos mais jovens nas faculdades buscando a profissionalização e saindo da marginalidade”, concluiu o parlamentar.
O Programa Bolsa Universidade é gerenciado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) e possui 14 instituições de ensino superior credenciadas. Segundo a Prefeitura de Manaus, 51 mil estudantes são beneficiados pelo projeto.