O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu nesta quinta-feira, 7, o apoio do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga por mais 50 anos os benefícios fiscais do modelo Zona Franca, durante visita do governador ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
“O Amazonas depende da sua política fiscal e tributária e dos incentivos à Zona Franca. O Amazonas pode contar com a minha solidariedade, do meu partido e acredito que da maior parte do Brasil, porque estamos discutindo uma política oficial e legal de incentivos para todo território”, afirmou Marconi Perillo.
O governador disse ainda que o país precisa por fim nas discrepâncias regionais, onde somente os estados mais desenvolvidos são beneficiados.
“Defendemos que os estados mais ricos tenham uma possibilidade de concessão de incentivos inversamente proporcional ao seu Produto Interno Bruto (PIB), enquanto os mais pobres tenham mais possibilidades. As desigualdades no Brasil são visíveis e não podemos mais ser um país de ricos em alguns lugares e pobres em muitos outros”, completou.
Perillo, que é do mesmo partido do prefeito de Manaus, o PSDB, veio à cidade para prestigiar a inauguração das lojas do grupo Novo Mundo. Acompanhado de Arthur Neto, o governador goiano também conferiu de perto a histórica arquitetura do Teatro Amazonas.
A parceria entre as bancadas dos dois estados vem desde o período em o prefeito esteve no senado e foi autor da PEC que prorrogava a Zona Franca por 10 anos, servindo de base para a atual proposta do Governo Federal.
“O governador presidiu a sessão plenária que aprovou a minha PEC e seguiu para a Câmara. Foi nessa proposta que foi pensada a PEC da presidente Dilma Rousseff que prorroga a ZFM por 50 anos mais. Tem ainda outra consciência, além da amizade com o governador Marconi, o fato da restauração do Adolpho Lisboa ter sido feita por uma empresa de Goiás, que realizou uma belíssima obra”, avaliou o prefeito.
A atual PEC de incentivo à Zona Franca foi retirada de pauta na Câmara Federal pela segunda vez esta semana por falta de consenso entre os parlamentares sobre a Lei de Informática. A expectativa dos políticos amazonenses é que a proposta seja aprovada até a próxima semana.
Ainda no Mercadão, Marconi Perillo disse que deixa a capital amazonense impressionado com a transformação feita pela Prefeitura, que está tornando Manaus uma cidade muito mais turística e competitiva economicamente.
“Eu estou feliz, pois vejo o Arthur resgatar os compromissos que os governantes da cidade tinham com o povo. Depois de anos esperando, em pouco mais de sete meses, ele restaurou e entregou o Mercado Municipal que não é um espaço do Amazonas, é mais um patrimônio do Brasil e do mundo, mais um destino turístico que Manaus passa a ter”, finalizou o governador de Goiás.