Membros do Tucanafro do Amazonas se reuniram, nesta quarta-feira (19), com o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB), com o intuito de pedir atenção para políticas públicas voltadas à população negra e afrodescendente de Manaus.
Os militantes também reivindicam qualificação dos sistemas de saúde pública, a implementação de cotas nos sistemas educacionais e no mercado de trabalho, entre outras pautas.
De acordo com a presidente do Tucanafro, Eleomea Barroso, as propostas têm como objetivo promover o debate junto à sociedade e movimentos negros no Amazonas e, assim, criar leis específicas para a promoção da igualdade racial e a inclusão social da população negra na capital.
“Nós estamos atrasados em relação a outros estados da federação que já possuem há anos leis que protegem e promovem a igualdade de direitos à população negra. O racismo e a discriminação não dizem respeito apenas às populações discriminadas. São um entrave para o desenvolvimento do país e do nosso Estado”, afirma a presidente do Tucanafro.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.