O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu na tarde desta quarta-feira, 27, no Palácio Rio Branco, Centro, a Comissão dos Ciclistas do Amazonas e a Federação de Ciclismo Amazonense para discutir ideias e projetos voltados para a mobilidade urbana e a implantação de ciclofaixas e ciclovias na cidade.
As entidades também apresentaram propostas para incentivar a utilização de bicicletas como alternativa para desafogar o trânsito, promover qualidade de vida e preservar o meio ambiente por meio da redução da emissão de gases de efeito estufa e estratégias de compensação visando a Copa do Mundo de 2014.
Outra ideia proposta é a da ciclopatrulha, em parceria com a Polícia Militar, para garantir a segurança dos frequentadores da praia da Ponta Negra. “Nós já fechamos a parceria com a PM onde conseguimos os policiais, conseguimos as bicicletas e agora eles vão para o treinamento. Inclusive já temos o comandante da CicloPatrulha do Amazonas, o Aspirante a Oficial Roberto Vieira. Agora, queremos que a prefeitura se una a esse esforço”, afirmou Jordan Gouveia, presidente da Comissão.
Para o prefeito Arthur Neto, a iniciativa mostra que a população de Manaus e diversas entidades estão colaborando com o poder público em busca de alternativas que ajudem a mudar a cara da cidade. “Eu sou ciclista e entendo as dificuldades que eles apontaram nessa reunião. Infelizmente, os governantes que por aqui passaram não criaram mecanismos para que ciclistas e outros veículos vivam de forma harmoniosa. Eles apresentaram algumas ideias como a ciclorrota, que tem conceitos diferentes da ciclofaixa, e vamos unir forças para mudar essa realidade”, declarou Arthur Neto.
Atletas do ciclismo amazonenses também participaram da reunião para pedir apoio no desenvolvimento do esporte: o campeão brasileiro Master, Rafael Loro, a campeã Norte/Nordeste, Rebeca Fonseca e Buba, também campeão Norte/Nordeste.
Reportagem: Leonardo Fierro
Fotos: Altemar Alcântara