Filie-se
PSDB – AM
PSDB – AM

Criação do Tucanafro é homologada no Amazonas

6 de fevereiro de 2014
Email Share

O PSDB do Amazonas homologou, na última semana, o Tucanafro – criado para contribuir com o partido na implantação de políticas de promoção da igualdade sociorracial. O secretariado é composto por 17 membros que estão divididos em 14 diretorias.

De acordo com a presidente Eleomea Vieira, o país vive um momento em que as conquistas do Movimento Social Negro conseguem produzir um eco positivo na sociedade oportunizando a implementação de políticas públicas de promoção da igualdade e valorização das populações afro-brasileiras.

“O país ainda enfrenta vários desafios ligados à consequência da escravidão, do tráfico de escravos e do colonialismo. Precisamos analisar os atos de racismo dentro das escolas, dentro das casas das famílias mais humildes, as questões de xenofobia e a discriminação de afrodescendentes no país. Outro fator é a pequena participação dos negros no processo político e no mercado de trabalho. Os negros ainda sofrem discriminação para conseguir cargos executivos”, afirmou a presidente do Tucanafro.

Além da criação do secretariado, os membros definiram as metas e ações para 2014. Entre as metas estão a realização de um seminário propositivo de políticas públicas para população negra; a realização do diagnóstico sobre população afrodescendente no Amazonas; promover ações comunicativas que fortaleçam a autoestima da população negra e estimulem o desenvolvimento social; promover ações educativas e culturais nas datas históricas significativas da comunidade negra e da luta contra o racismo; promover reuniões com especialistas, representantes de ONGs e comunidades de afrodescendentes, incluindo grupos religiosos e comunidades e outras ações.

Na ocasião, o secretariado também fez três sugestões ao presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, que inclua, na agenda política deste ano, as seguintes bandeiras: tornar obrigatório a história e a cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas.

Segundo o vice-presidente do Tucanafro, Alexander Lacerda, é na escola que os valores sociais e morais são reforçados. “É dentro das salas de aula que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto, é na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores”.

As demais sugestões são a implantação de delegacias para apuração de crimes de discriminação, preconceito e racismo nos Estados e municípios do país e proporcionar oportunidades de empregos para todos. “O racismo não é um problema só nosso, está presente em todo o mundo, promove iniquidade e mortes. Não teremos um bom modelo de democracia ou desenvolvimento se eles seguem utilizando o racismo como prática”, finalizou o vice-presidente.

Veja quem são os membros do Tucanafro-AM:

PRESIDENTEELEOMEA MARIA BARROSO VIEIRA
1º VICE-PRESIDENTEALEXANDER LACERDA CEZÁRIO
2º VICE-PRESIDENTEMOISÉS DE SOUZA PAIVA
3º VICE-PRESIDENTEFRANCISCO RAMOS DA SILVA
PRIMEIRO SECRETARIOFRANCIELEN VIEIRA COSTA
SEGUNDO SECRETARIOINGRID INHAMUNS PAULO
TESOUREIROAMARIL DA SILVA PEREIRA
SEGUNDO TESOUREIRORAIMUNDO CARLOS BATISTA
SECRETÁRIO COMUNICAÇÃO SOCIALLEANDRO HAYEK DE MORAES
1º SUPLENTEMARLETE NUNES BRANDÃO
2º SUPLENTEMARLOS JOSÉ NOG. MONTEIRO
3º SUPLENTEALEXANDRE SOARES GOMES
4º SUPLENTERIVANILDO DINIZ DE CASTRO
5º SUPLENTEDAIANA BARROSO BRAGA
1º VOGALELTON ROBERTO BARROSO VIEIRA
2º VOGALANTONIO DE BRITO GARGANTA
3º VOGALMAELVY DE SOUZA MORAES
4º VOGALNÚBIA SALES DE MENEZES

PRESIDENTE- ELEOMEA MARIA BARROSO VIEIRA

VICE-PRESIDENTE-ALEXANDER LACERDA CEZÁRIO

SECRETÁRIO GERAL-MOISÉS DE SOUZA PAIVA

TESOUREIRA-AMARIL DA SILVA PEREIRA

SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-LEANDRO HAYEK

 

Compartilhe!

Ad