O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do Amazonas decidiu lançar 35 candidatos a deputados estaduais e um para disputar o cargo de deputado federal. Desse número, 23 são homens e 12 são mulheres. A homologação das candidaturas aconteceu na nesta segunda-feira, dia 30 de junho, durante Convenção Estadual, realizada na sede do partido, rua Rio Javari, nº. 43, Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças.
A apuração dos votos começou às 13h. Mais 90% dos delegados participaram da escolha dos 35 candidatos. Durante a convenção partidária, a sigla também reforçou seu posicionamento em relação aos apoios políticos. Na chapa dos proporcionais (cargos de deputados estaduais), o partido vai coligar com o Pros e PSD. Nessa chapa, serão lançados 72 candidatos a deputados estaduais, sendo 35 do PSDB.
Entre os candidatos a deputado estadual estão Afonso Luiz Costa Lins Júnior, Donmarques Anveres de Mendonça, Frank Luiz da Cunha Bi Garcia, Francisco Plínio Valério Tomáz, Jeferson Praia Bezerra, José Mário Frota, João Bosco Gomes Saraiva, Paulo Carlos De´Carli,Rafael Lemos Assayag,Socorro Uchôa e Valcy Ferreira.
Já na chapa dos deputados federais, o partido ficará numa aliança formada por 15 partidos (PROS, PSD, DEM, PR, PTN, Solidariedade, PTdoB, PTC, PRTB, PEN, PV, PRP, PHS e PSL). O único candidato do PSDB nessa chapa será o deputado estadual Arthur Bisneto, que também é presidente regional da sigla. A chapa dos federais dessa aliança terá 24 candidatos, sendo 16 homens e oito mulheres.
Na disputa ao cargo majoritário, o PSDB fará parte da aliança com o Pros e PSD que tem como candidato à reeleição o governador José Melo (PROS) e Omar Aziz na disputa pelo Senado Federal. “Estamos felizes com essa contribuição. O PSDB se preparou para esse pleito e viremos com uma chapa muito forte para deputado estadual. Vamos também trabalhar com muito afinco pela eleição do Melo, do Aziz e do futuro presidente do Brasil, Aécio Neves”, destacou Bisneto.
Para o presidente regional da legenda, Arthur Bisneto, o lançamento da candidatura de 23 homens e 12 mulheres corresponde a 50% dos candidatos da coligação. E a intenção será fazer três deputados estaduais. “Temos a vontade de eleger uma mulher e vamos trabalhar dentro desta proposta. Nunca tivemos dentro do nosso partido um grupo feminino tão bom e expressivo, que deseja fazer o melhor para o Amazonas”.
O presidente regional do PSDB também confirmou o seu nome como o candidato dos tucanos para deputado federal. “Esse será um passo muito importante na minha carreira. Tenho muito que contribuir em Brasília e vou trabalhar pela união da nossa bancada. Não dá para cada parlamentar do Amazonas olhar para um lado. Precisamos de um grupo mais forte, coeso e unido focado em algo que é fundamental para nós, como os ataques ao Polo Industrial de Manaus”, comentou.
Bisneto destacou que como deputado federal poderá estar dentro do discurso e das propostas de defesa do nosso polo. “Aceito com a maior honra do mundo essa indicação, que veio do meu partido. Não sou um candidato de mim, as lideranças políticas, populares me procuraram para que saísse candidato a federal, e aceito isso na maior humildade, com senso de maturidade de fazer o melhor pelo Amazonas”, concluiu.
Fotos: Márcio Melo/ Assessoria PSDB-AM