Na noite da última sexta-feira, 19, no auditório da Faculdade de Direito da UFAM, foi lançado o livro “Arthur Virgílio Filho – Um Visionário”. Organizado pelos professores Clynio Brandão e José Russo, o livro conta a história de Arthur Virgílio Filho através de relatos e testemunhos de amigos, filhos e netos.
Arthur Virgílio Filho, Pai do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi protagonista de um dos períodos mais difíceis da história brasileira, enfrentou com bravura os conspiradores que cerceavam a liberdade e traíam a nação na época da ditadura. Representante do Amazonas no parlamento brasileiro, foi deputado estadual de 1947 a 1959, deputado federal de 1959 a 1963 e senador de 1963 a 1969, quando foi cassado. Era membro do PSD, foi para o PTB em 1954 e com a extinção dos partidos, foi para o MDB. Notabilizou-se pela defesa dos interesses do povo amazonense, destacando-se entre seus pleitos o Projeto de Lei que instituiu a Universidade do Amazonas. Faleceu em março de 1987.
Na ocasião do evento, o prefeito de Manaus, Artur Neto discursou com emoção ao narrar a história do pai e ao final autografou diversos livros.