O deputado federal Artur Virgílio Bisneto (PSDB), candidato mais bem votado, proporcionalmente, no pleito de 2014 em todo o país, toma posse na cadeira na Câmara dos Deputados para o mandato de 2015 a 2019 na manhã deste domingo, dia 1º de fevereiro, às 10 horas, em Brasília, durante sessão preparatória no plenário Ulysses Guimarães. Bisneto assumirá o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
“Sei da importância e responsabilidade deste novo mandato. Iremos honrar cada voto recebido e defender o nosso Estado. Nós vamos trabalhar pesado por propostas fundamentais para o desenvolvimento do Amazonas”, declarou o tucano. Bisneto disse que vai buscar ajuda para quebrar os gargalos que complicam a competitividade do Polo Industrial de Manaus como investir em biotecnologia e também no turismo, para que esse dinheiro venha aquecer a economia no Estado.
Após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre à primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos. A eleição para a Presidência da Câmara e para os demais cargos da Mesa Diretora ocorrerá a partir das 18 horas.
Bisneto foi eleito com mais de 250.916 mil votos nas eleições do ano passado, com 15,13% dos votos válidos. Obteve 146.615 votos na capital e 104.301 no interior do Amazonas. O tucano entrou na vida pública ainda jovem, aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Manaus, em 2000. Eleito deputado estadual em 2002, reelegeu-se em 2006 e 2010, cumprindo, o seu terceiro mandato, onde permaneceu até o final de dezembro do ano passado. Como deputado estadual foi o segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e, atualmente, é o presidente regional do PSDB-AM. São 14 anos de vida pública a serviço do povo amazonense.