Capital do Amazonas se junta a Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Decisão dos locais ainda depende do aval final da Fifa até março
Manaus vai se juntar a São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e, claro, Rio de Janeiro, como cidades-sede aptas para receber o torneio de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, e a única novidade – que já havia sido antecipada pelo governador José Melo – na relação foi a capital do Amazonas. As sedes anunciadas estão, por enquanto, apenas indicadas a receber o evento. Ainda dependem de um aval final da Fifa. A escolha terá que ser feita até março, quando começa o período de pedidos de ingressos para as competições.
O prefeito de Manaus, Artur Neto, comemorou a escolha da capital do Amazonas: “Saiu o nome de Manaus como escolha oficial do Comitê Organizador dos jogos para receber partidas de futebol em 2016. Parabéns a todos nós, ao governador José Melo, ao Amazonas, a Manaus e a esse povo civilizado e bravo que tenho a honra de dirigir. Parabéns ao futuro de nossa gente. Manaus está muito perto de ganhar o selo olímpico e isso abre caminho para investimentos expressivos, mais turismo e perspectiva de novos mega eventos que haveremos, conjuntamente, de sediar. O futuro, acima de crises conjunturais, sorri para nós. O futuro para nós é sem limites e a perder de vista. Henrique Oliveira representou o governo estadual à altura. Agora vamos à Fifa receber o apoio definitivo para cravar Manaus nos jogos. Estamos prontos.” afirmou o prefeito.
– A CBF tem sido parceira e trabalhando junto a essas cidades. Os comitês organizadores têm ligação direta com todas as federações internacionais e propomos as sedes das competições. O futebol é o esporte mais importante do Brasil e do mundo. Vimos isso na Copa do Mundo. Tivemos a indicação de quatro cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Depois de um trabalho profundo, o Comitê também aprovou Manaus. Nada é mais emblemático no mundo do que o Amazonas. Os Jogos são do Brasil, realizados no Rio. Ficamos contentes em encaminhar Manaus para Fifa. Essa é a proposta do Comitê. Agora nós aguardaremos – disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio 2016.
As outras sedes já eram conhecidas. Falta definir se o estádio de São Paulo será a Arena Corinthians ou Arena Palmeiras, e se o Engenhão também vai receber partidas de futebol, além do atletismo. Por ter sido um dos estádios da Copa do Mundo, a arena corintiana deverá ser a escolhida. Além da Arena Amazonas, em Manaus, Salvador terá a Fonte Nova, Belo Horizonte terá o Mineirão, Brasília o Mané Garrincha e o Rio, por enquanto, o Maracanã.