Filie-se
PSDB – AM
PSDB – AM

Prefeitura busca recursos da ordem de U$ 150 mi junto ao Banco Mundial

2 de março de 2015
Email Share

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, apresentou, neste domingo, 1º de março, ao lado do governador do Amazonas, José Melo, projetos de desenvolvimento econômico e social junto à gerência do Banco Mundial (Bird). O montante das propostas do Município chega aos U$ 150 milhões e, caso aprovadas, serão revertidas nas áreas de infraestrutura, educação, sistema de gestão, inclusão social e geração de renda.

A reunião com a diretora-gerente e chefe de Operações do Banco Mundial, Sri Mulyani Indrawati, foi realizada no Hotel Park Suítes Manaus, na zona Oeste da capital, e contou com a presença de secretários, técnicos e outros representantes da prefeitura e do governo.

Segundo o prefeito, as prioridades do Município coincidem com as prioridades do Bird. Ele disse que está confiante e muito bem impressionado com o entendimento dos projetos apresentados ao banco. “Nós falamos das nossas ações voltadas para a mulher, de inclusão social como a ampliação do projeto ‘Viva Centro Galerias Populares’, falamos sobre mobilidade urbana e de outros projetos específicos de infraestrutura. O banco tem algumas diretrizes voltadas para as questões de gênero e redução da pobreza que combinam com a nossa forma de governar, portanto creio que fomos muito sinceros neste encontro e que colheremos bons frutos”, afirmou Arthur.

Os projetos da Prefeitura de Manaus possuem oito eixos principais. A começar pela gestão de resultados, que busca o aumento da arrecadação e o equilíbrio fiscal, além do aprimoramento da gestão de pessoal e do sistema de compras. Outra vertente se refere à reorganização urbana na cidade, contemplando a inclusão social e a geração de renda. A educação também deve ser contemplada com novas propostas pedagógicas pautadas na meritocracia dos educadores, onde são valorizados os profissionais com melhor desempenho.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Ulysses Tapajós, a mobilidade urbana e o sistema de transporte coletivo são os assuntos mais urgentes. “Essa é hoje a maior dificuldade da cidade e estamos buscando soluções para os engarrafamentos, como a criação de novas vias, viadutos e outras intervenções viárias que a prefeitura sozinha não pode oferecer. Além disso, destacamos outros tópicos que têm o objetivo de preparar Manaus para o ano de 2030, ou seja, são medidas que visam retomar o planejamento da cidade, que há muitos anos cresce desordenadamente, gerando mais demandas do que a sua capacidade de absorvê-las”, pontou.

Já no âmbito estadual, as prioridades ficaram acerca da Segurança Pública e do desenvolvimento econômico, sobretudo do interior, com investimentos na produção de proteínas e novas matérias-primas, focando na criação de peixes em cativeiro e na biodiversidade. “Foi um contato inicial e deixamos bem claro que uma de nossas principais metas é a implementação do programa ‘Todos pela Vida’, voltado para o combate à violência e o resgate social. Além disso, a Zona Franca de Manaus é hoje a principal vertente econômica do nosso Estado e, por isso, precisamos desenvolver outros modelos, como o ativo da água doce e a questão do sequestro do carbono, que hoje não geram nada para Região”, completou o governador José Melo.

Essa foi a primeira vez que a diretora-gerente e chefe de Operações do Banco Mundial, Sri Mulyani Indrawati, esteve em Manaus. Para dirigente, tanto o Município quanto o Estado estão avançando na transparência e aprimoramento de suas gestões, o que gera mais confiança na administração pública. Ela também elogiou o trabalho conjunto da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas em ações que promovem mais qualidade de vida para população. Da capital do Amazonas, ela segue em visita ao Rio de Janeiro e ao Distrito Federal também para conhecer de perto o trabalho realizado em parceria com os governos estaduais.

Compartilhe!

Ad