A Federação Internacional de Futebol (Fifa) oficializou a participação de Manaus como um das seis cidades-sedes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A confirmação veio por meio de um telefonema dado ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na manhã desta segunda-feira, 16, pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente do comitê olímpico da FIFA, Marco Polo Del Nero, após reunião realizada em Zurique, nesta manhã.
Para o prefeito, pesou para a escolha de Manaus o excelente desempenho que a cidade teve durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, muito elogiado pela Fifa. Ele também destacou o quanto isso pode ajudar Manaus a se firmar, cada vez mais, mais como uma cidade turística forte e conhecida por visitantes de todo o mundo.
“As outras cidade ganharam a oportunidade e nós a conquistamos. Conseguimos algo para o futuro, porque impulsiona investimentos, atrai visitação de turistas e alavanca mais megaeventos. Manaus esta se alçando àquela condição tão almejada por todos nós de cidade de categoria mundial. Estou muito contente e agradeço a boa vontade de todos. Manaus agora é cidade olímpica e isso não sai nunca mais”, declarou contente o prefeito.
O bom relacionamento entre a prefeitura e Governo do Estado foi citado por Arthur como um ponto positivo para os preparativos da cidade para os jogos. Um exemplo disso foi a visita da comitiva amazonense à Confederação Brasileira Futebol (CBF), em duas situações, a última na semana passada, que pesou para reforçar as potencialidades de Manaus como uma cidade apta a receber grandes eventos.
“Com exceção do Rio de janeiro que é a sede, todas as outras cidades sedes têm problemas políticos entre governador e prefeito de capital. Manaus é a única em que há um entendimento respeitoso e acordos de cooperação administrativa. Isso foi um argumento que pesou por representar amadurecimento e bom senso”, disse o prefeito.
Arthur disse ainda que está negociando com a CBF para trazer jogos amistosos da seleção olímpica para Manaus e ainda trazer atletas para treinar na Fundação Vila Olímpica.
Além da Arena da Amazônia em Manaus foram escolhidos para receber jogos de futebol os estádios Arena Corinthians, em São Paulo; Mineirão, em Belo Horizonte; Mané Garrincha, em Brasília; Fonte Nova, em Salvador; além do Engenhão e Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia confirmado Manaus como cidade-sede das Olimpíadas Rio 2016 para receber jogos de futebol. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a CBF também aprovaram e tudo só dependia da última palavra da Fifa.
“Os Torneios de Futebol Olímpico serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios da Copa do Mundo e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez. Estou confiante de que os times participantes terão uma experiência olímpica inesquecível”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico