Filie-se
PSDB – AM
PSDB – AM

Prefeito Artur Neto divulga calendário para plano de mobilidade urbana

28 de maio de 2015
Email Share

A Prefeitura de Manaus inicia na próxima segunda-feira, 1º de junho, as audiências públicas para a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, conforme anunciado, nesta terça-feira, 26, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. As sessões têm como objetivo colher ações e propostas de soluções para os problemas de mobilidade na capital. Após a finalização, o documento será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de Manaus.

As audiências serão realizadas em todas as zonas da cidade e na Ufam e UEA. Também será realizada uma sessão específica para grupos de ciclistas.  Nas reuniões, os participantes poderão apresentar recomendações para as situações constatadas nos setores de trânsito, transporte, infraestrutura e locomoção dos cidadãos.

“Depois que o Plano for concluído e entregue, a qualquer momento passamos a ficar habilitados a receber recursos do Governo Federal. De nada adiantaria nós fazermos um Plano às pressas. A nossa preocupação era fazer um Plano consistente e que tivesse o pé na realidade e não um mero papel. Tanto é que nós vamos enviar uma minuta de Projeto de Lei para a análise da Câmara Municipal de Manaus, porque nós não queremos apenas um plano, nós queremos uma lei”, destacou Arthur Neto.

 

Para o Superintendente Municipal de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho, é fundamental a participação da população na finalização do Plano. De acordo com ele, todo o documento está sendo elaborado de forma estudada e a participação de todos os segmentos da sociedade é imprescindível. A ideia, segundo ele, é fazer uma proposta perfeita para que se possa seguir na construção da cidade com projetos importantes.

“A preocupação nossa foi em conjunto. Esse trabalho é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus que envolve vários órgãos e com apoio de consultores, que chega em uma fase onde a gente vai poder discutir com a população , inclusive, para colher, quem sabe outras ideias e outras propostas”, esclareceu.

Após a realização das reuniões, o documento vai passar por uma revisão para adequação do texto final. A previsão é de que no dia 7 de julho o Plano de Mobilidade seja enviado à Câmara Municipal para votação.

“A gente começa as audiências no próximo dia 1º com término no dia 10. Vamos estar em vários pontos de toda a cidade e esperamos contar com a participação de toda a sociedade”, comentou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

Sobre o PlanMob

O PlanMob Manaus é um instrumento da política de desenvolvimento urbano que contém diretrizes, programas, ações e projetos voltados a garantir acesso amplo e democrático às oportunidades que Manaus disponibiliza, por meio do planejamento da infraestrutura de mobilidade urbana, dos meios de transporte e seus serviços, provendo condições adequadas à mobilidade da população e da logística de distribuição de bens e serviços.

Desde novembro de 2014 foram realizadas reuniões com os órgãos municipais diretamente envolvidos com a elaboração do PlanMob Manaus, com a participação de gerentes e técnicos das seguintes secretarias: Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, Instituto Municipal de Engenharia  e Fiscalização de trânsito, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

No período de novembro de 2014 a janeiro de 2015 foram realizadas reuniões com representantes da sociedade organizada para ouvir sugestões para a elaboração do PlanMob. Participaram das audiências setoriais as seguintes instituições: Associação Comercial do Amazonas, Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas, Clube dos Dirigentes Lojistas de Manaus, Sindicato das Empresas de Transporte Urbano, Sindicato da Construção Civil do Amazonas, Sest-Senat, Suframa, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Professores da Ufam, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e taxistas.

Compartilhe!

Ad