Filie-se
PSDB – AM
PSDB – AM

Prisão de Bumlai ressuscita suspeita de chantagem contra Lula

25 de novembro de 2015
Email Share

agenciabrasil300512vac_8829Uma denúncia de chantagem envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à tona após a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, encarcerado na última terça-feira (23/11). De acordo com as suspeitas, parte dos R$ 12 milhões levantados por Bumlai no banco Schahin seriam para pagar André Ronan Maria Pinto, empresário de Santo André que teria chantageado Lula em 2004.

As investigações sobre o caso chegaram a ser apuradas à época do mensalão, mas foram arquivadas por falta de provas. O suposto envolvimento do ex-presidente havia sido lembrado há dois meses, durante delação premiada do lobista Fernando Baiano. Na ocasião, ele contou que ouviu de terceiros que o empréstimo “teria sido tomado para pagar uma chantagem que o presidente Lula estaria sofrendo”. As informações são de matéria do jornal O Globo publicada nesta quarta-feira (25/11).

Em setembro de 2012, o publicitário Marcos Valério, condenado há 40 anos de prisão pelo envolvimento no mensalão, também citou à Procuradoria Geral da República os detalhes do empréstimo obtido por Bumlai. A Operação Lava Jato investiga se parte do dinheiro foi para pagar Ronan. Apesar de Valério não ter deixado claro o motivo das chantagens, as suspeitas apontam para o assassinato de Celso Daniel, prefeito petista de Santo André morto em 2002.

Segundo a reportagem do jornal O Globo, O Instituto Lula não comentou os depoimentos.

Compartilhe!

Ad