O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta quinta-feira (20) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras para apurar as irregularidades que cercam a estatal. “Embora desistimulado pela passividade cúmplice da maioria no Congresso, estou analisando a hipótese de propor nova CPI Petrobras diante da grave situação em que se encontra a empresa”, disse o senador, no perfil do Facebook.
O tucano reiterou nesta quinta-feira (20) que ele foi o autor da ação representação na Procuradoria-Geral da República para investigação penal e cível para apurar a denúncia sobre a compra da Refinaria Pasadena pela Petrobras. Em fevereiro de 2003, o Ministério Público Federal anunciou a abertura da investigação criminal.
“Fui autor da representação que deu origem a investigação desse escândalo Pasadena, mas os ilícitos se somam e não podemos ficar paralisados diante dos acontecimentos”, afirmou o senador, no Facebook.
Representação
À Procuradoria-Geral da República (PGR), Alvaro Dias pediu ainda a abertura de inquérito civil administrativo, e sugere, caso comprovadas as denúncias, que sejam aplicadas aos responsáveis pela operação, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e, especialmente, o ressarcimento ao erário dos danos causados ao patrimônio.