
Os números foram divulgados pelo jornal O Globo.
O levantamento reforça a previsão de analistas de um PIB ruim no terceiro trimestre, entre um crescimento negativo de 0,5% e uma alta de apenas 0,2%.
Para o deputado federal Izalci (PSDB-DF), o mau momento da indústria brasileira é resultado de uma série de fatores, como falta de planejamento estratégico do governo federal, burocracia, excesso de tributos e baixo investimento em ciência, pesquisa e tecnologia.
“O PT conseguiu destruir a indústria brasileira. Tudo isso iniciado por um metalúrgico. Em termos de competitividade, estamos hoje onde estivemos na década de 1980. O custo Brasil permanece muito alto. Nossa indústria perde mercado lá fora. Tudo que se produz aqui custa mais do que nos Estados Unidos e Europa”, afirma Izalci.
O tucano reclama também da falta de investimentos em ciência, tecnologia, inovação e na formação de bons profissionais. “Agora que o governo descobriu que temos déficit de profissionais na área de tecnologia e inovação”, lamenta.
Para Izalci, a presidente Dilma não se preocupa com a competitividade da indústria nacional. “Cada ministério é como se fosse um governo diferente. Não há integração. O foco da gestão da Dilma é muito mais cooptar partidos para a eleição do que o planejamento do Brasil”, critica o tucano.
PIB negativo
Especialistas entrevistados pelo jornal reforçam a tese de PIB negativo no terceiro trimestre. Para Alessandra Ribeiro, da Tendências, a previsão é uma queda de 0,2%.