Filie-se
PSDB – AP
PSDB – AP

Gestão Dilma ameaça superávit primário, base da estabilidade econômica

23 de outubro de 2013
Email Share
Fabio Pozzebom / ABrBrasília – Projeção publicada nesta terça-feira (22) pelo jornal Folha de S. Paulo indica ser pouco provável que o Brasil atinja a meta para o superávit primário em 2013. Segundo os números levantados pelo jornal, o poder público (municípios, estados e União) precisaria poupar R$ 57 bilhões neste último quadrimestre para alcançar o resultado positivo. No ano passado, quando o quadro econômico era melhor, o montante economizado no período foi de R$ 31 bilhões.

O superávit primário compõe, ao lado do câmbio flutuante e de metas para a inflação, o chamado “tripé da estabilidade”. O modelo foi implantado no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e é apontado por especialistas como fator decisivo para o país ter passado de maneira relativamente bem-sucedida pelas últimas crises internacionais.

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) avalia que a projeção delicada para o superávit é “mais um número da economia no governo do PT que aponta para baixo”.

Na avaliação do parlamentar, o Brasil está próximo de uma crise econômica. “O governo Dilma não nos dá esperança. Os sucessivos números ruins só confirmam isso. Quem ocupa o governo federal hoje não conhece gestão, não conhece economia e não entende como funciona a cadeia produtiva”, apontou.

Segundo o deputado, há elementos do cenário econômico atual que lembram o ambiente de hiperinflação que o país vivia na década de 1980. “Quem passou por aquilo não quer que o Brasil vivencie novamente aquela situação. Mas o governo atual não pensa no desenvolvimento do país. Está mais preocupado em manter o poder, com base no assistencialismo. É um temor que nos incomoda”, concluiu.

Compartilhe!

Ad