A prefeitura de Macapá através de convênio de emenda parlamentar do Deputado Luiz Carlos (PSDB-AP), recebeu a primeira parcela R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) do Convênio 237/2012, pelo Ministério da Defesa – Programa Calha Norte, dos recursos federais para sinalização semafórica da cidade. As informações foram repassadas pessoalmente pelo Brigadeiro Roberto Dantas, em audiência com o deputado em Brasília.
Os valores somam R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) e serão pagos em três parcelas. O dinheiro deve ser investido na aquisição de novos equipamentos modernos e digitais com grupos focais à led. Atualmente a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), já está realizando a troca dos semáforos antigos e em breve todos os cruzamentos com maior fluxo de veículos estarão sinalizados.
Segundo Luiz Carlos, a iniciativa surgiu a partir da preocupação com a segurança de quem anda todos os dias na cidade. “Investir no trânsito é investir em vidas. Precisamos de aumentar os cuidados com o nosso trânsito, que tira muitas vidas diariamente. Lembro bem quando começamos esse trabalho junto com Carlos Sérgio Monteiro e João Gomes que estavam a frente dos orgãos de trânsito de Macapá e do Estado, respectivamente. Tivemos muitas reuniões, buscamos em conjunto esse investimento e com muito esforço deu certo. Vou continuar lutando para trazer cada vez mais recursos para nossa capital”, afirmou Luiz.
Além dos semáforos que serão instalados pela CTMac, temporizadores para pedestres nos cruzamentos das principais vias de Macapá estão no projeto de sinalização de Macapá.
Todos os semáforos com sistema eletromecânico com mais de 30 anos de uso, serão substituídos.
“A sinalização semafórica antiga que tem prejudicado condutores de veículos e pedestres será trocada. Nossas ruas também estão passando por melhorias com asfaltamento e sinalização, evitando acidentes”, disse a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.
Esse é o maior investimento no trânsito da capital e a expectativa é quem poucos meses todos os cruzamentos perigosos da cidade já tenham a sinalização vertical.