Filie-se
PSDB – AP
PSDB – AP

PRONATEC, carro chefe do governo Dilma, tem cursos paralisados no Amapá.

26 de fevereiro de 2016
Email Share
Ministério Público Federal no Amapá.

Ministério Público Federal no Amapá.

Alunos do curso de enfermagem do PRONATEC no Amapá protocolaram, nesta quinta-feira (25), ação no Ministério Público Federal (MPF) reivindicando melhores condições de ensino e pedem pela solução dos problemas e conclusão do curso.

O curso oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no Centro Profissionalizante Graziela Reis de Souza, em Macapá,  está paralisado e pelo menos seis turmas da instituição estão prejudicadas pela falta de professores e atraso na conclusão do curso.

“A formação está sem previsão de terminar e isso prejudicou o nosso curso. Com a falta de professores, ficamos muito tempo sem aulas e isso atrasou tudo. Protocolamos essa ação para tentar resolver, garantir nosso certificado e assim conseguir entrar para o mercado de trabalho”, reclamou o estudante Eberson da Silva, 33 anos, que relatou ainda que o curso que deveria ser concluído em um ano e oito meses já se arrasta por quase três anos em meio a tantas dificuldades.

Estudantes do curso de enfermagem do PRONATEC no Amapá.

Estudantes do curso de enfermagem do PRONATEC no Amapá.

Devido as dificuldades, muitos alunos abandonaram o curso e outros perderam oportunidades de emprego.

Além do atraso no curso, os alunos dizem que a ajuda de custo de R$ 188,00 (cento e oitenta e oito reais) que era paga para o custeio de transporte e alimentação teve seu repasse suspenso desde o início do ano.

A coordenadora do PRONATEC no Amapá, Edcleuma Santana, informou que o pagamento do benefício depende de repasse do Estado, o que deverá ocorrer a partir do mês de março com a abertura do orçamento. Sobre o atraso, disse que novos professores estão sendo efetivados para que, ainda este ano, os alunos iniciem seu estágio obrigatório, a última fase do curso técnico.

Compartilhe!

Ad