O Brasil tem 100% de probabilidade de racionamento de energia em 2014. Os dados são da consultoria Brasil Plural e foram divulgados pelo site Infomoney nesta quarta-feira (12). A Brasil Plural afirma que o racionamento deve ocorrer por uma série de fatores, como a diminuição das chuvas, a excessiva utilização das usinas térmicas e a produção insuficiente das que produzem energia com base na biomassa.
O deputado federal Luiz Carlos (PSDB-AP) avalia que os números divulgados pela consultoria dissipam a “cortina de fumaça” produzida pelo governo federal para o setor energético.
“Passaram-se 11 anos do governo do PT e os investimentos foram pífios. Eles se comprometeram com uma série de realizações, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e não conseguiram produzir o necessário para isso. E, ainda que não houvesse os eventos, temos que levar em conta que o fornecimento de energia é um serviço essencial para a população. A situação é lamentável”, citou o parlamentar.
Para ele, a falta de acerto na política energética tende a comprometer também o crescimento econômico do país. “O governo não fez o seu dever de casa e quem pagará por isso são os trabalhadores e os empresários do país, que têm sua capacidade de investimento reduzida, já que não há como fazer grandes planos quando não existe uma satisfatória rede de estrutura”, declarou.