Filie-se
PSDB – AP
PSDB – AP

Saúde: Zika Vírus no Amapá?

1 de março de 2016
Email Share

thumbs

Unindo forças em uma campanha de relevância nacional, os órgãos públicos do estado têm se engajado no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus, realizando eventos que promovam a conscientização do povo. Assinaram o acordo de combate ao mosquito, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Exército Brasileiro e demais Órgãos estaduais e municipais.

O problema é real.

ALAP realiza Audiência Pública "Combate ao Aedes Aegypti".

ALAP realiza Audiência Pública “Combate ao Aedes Aegypti”.

Em 2014 houve uma epidemia de chikungunya no Oiapoque, onde foram confirmados mais de 2 mil casos. “Hoje nossa participação é trabalhar em parceria com instituições além da fronteira para proteger a nossa porta de entrada com o Amapá. Precisamos proteger o lado brasileiro, mas para isso é preciso conscientizar o lado francês”, enfatizou o José Gomes, da ONG Sociedade Civil de Oiapoque.

A Assembléia Legislativa (ALAP) realizou audiência pública com o tema “O combate ao Aedes Aegypti no Amapá: situação atual da zika, chikungunya e dengue” que teve como objetivo debater sobre a situação da Guiana Francesa, onde já foram confirmados 20 casos de zika vírus, e questionar a possibilidade de entrada do vírus no Amapá.

MP-AP assina pacto de combate ao mosquito.

MP-AP assina pacto de combate ao mosquito.

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou palestra ministrada pela técnica em Vigilância Sanitária, Nazaré Oliveira, abordou assuntos do tipo: o ciclo biológico do mosquito, onde estão presentes os focos de proliferação, quais os sintomas, e, principalmente, como extinguir os vetores de maneira eficaz de suas residências, local de trabalho, escolas e outros lugares.

O TJAP realizou um Faxinaço com a participação dos servidores, com o objetivo de conscientizar o povo sobre a responsabilidade da limpeza de seus terrenos, evitando que qualquer lixo possa acumular água e se tornar criadouro para o mosquito.

TJAP realiza faxinaço em combate ao Aedes Aegypti.

TJAP realiza faxinaço em combate ao Aedes Aegypti.

No evento do MP foram divulgados alguns dados alarmantes, afirmando que cerca de 1.587.080 (um milhão, quinhentos e oitenta e sete mil e oitenta) casos de dengue foram confirmados no país, em 2015, tendo havido um aumento de 80,4% desses casos se comparados ao mesmo período do ano 2014.

No estado já existem 44 casos suspeitos que estão sendo submetidos a exames para a confirmação.

Compartilhe!

Ad