A morte do presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV) e do diretório regional do PSDB em Pernambuco, o deputado federal Sérgio Guerra, provocou reações de tucanos em todo país. Por intermédio das redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram, senadores e deputados lamentaram o falecimento de Guerra. O tucano morreu na manhã desta quinta-feira (6) em São Paulo em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia. Guerra lutava contra um câncer de pulmão.
O governador do Paraná, Beto Richa, destacou o legado de Guerra. “Sérgio Guerra foi conselheiro, articulador, aglutinador. Um político sério, um defensor da democracia e do nosso país. Um grande líder”, destacou.
O governador de Alagoas, Teotonio Vilela, publicou em seu Facebook: ”acabo de saber do falecimento do Deputado Federal
Sérgio Guerra, que foi um excelente presidente do PSDB Nacional e um homem de inegáveis méritos. Meus sentimentos aos familiares, amigos e correligionários. Pelo que conheço, desse grande amigo, ele esperou para partir depois da quarta-feira de cinzas para não entristecer o frevo pernambucano que ele tanto amou, participou e divulgou. Que Deus abençoe a todos”.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) elogiou a competência de Guerra. “Minha homenagem a Sergio Guerra. Homem competente, preparado, firme e solidário. Ofereceu grande contribuição ao Brasil e a Pernambuco”, disse ele.
O presidente regional do PSDB de São Paulo, o deputado federal Duarte Nogueira (SP), afirmou: “companheiro fiel e dedicado, Sérgio Guerra foi um brasileiro que honrou os cargos que ocupou”.
Também senador, Paulo Bauer, que é presidente do PSDB-SC, disse em nota que “Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais brilhantes e o Brasil, um grande brasileiro. E, nós, do PSDB, perdemos um dos maiores tucanos. Firme, com a valentia característica do sertanejo, Sérgio Guerra liderou a oposição ao governo do PT e comandou nosso partido em seu momento mais delicado. Se hoje temos a chance de ver Aécio Neves ocupando a presidência do país, devemos isso ao trabalho obstinado e apaixonado de Sérgio, que, com paciência e sabedoria, uniu o PSDB. Conviver com Sérgio Guerra era sempre uma alegria, pela forma carinhosa e bem humorada com que tratava os amigos. Em nome de Santa Catarina, quero transmitir para a família de Sérgio Guerra, os nossos mais sinceros sentimentos”.
Companheirismo
O deputado federal Luis Carlos (PSDB-AP) afirmou que Guerra fará falta para país. “Recebi hoje com muito pesar a notícia do falecimento do meu companheiro de bancada Sérgio Guerra, deputado federal, ex-senador, ex-presidente do PSDB e presidente do ITV. Sempre admirei sua precisão na avalição política e a serenidade nas palavras”, postou o deputado nas redes sociais.
Em nota oficial, o PSDB de São Paulo prestou apoio à família de Guerra. “O PSDB-SP se solidariza com a família e com os amigos do deputado Sérgio Guerra e deseja a eles força neste momento de tristeza”, diz o documento.
O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) também lamentou a morte do colega. “Triste pela morte do amigo Sérgio Guerra. Ativo, combativo e muito preparado”, disse ele.