O deputado estadual Adolfo Viana subiu a tribuna da Assembleia Legislativa do estado essa semana para lembrar o aniversário de duas grandes cidades do interior baiano. Viana destacou os 117 anos de história e emancipação da cidade de Remanso, através de moção de congratulações. Representante no Legislativo baiano das cidades pertencentes a mesorregião do Vale do São Francisco, na qual Remanso faz parte, o parlamentar lembrou a história da cidade, originada no começo do século XVII quando o território integrava a sesmaria Conde da Ponte. Dados históricos mostram que o povoamento foi iniciado no final do século XVIII na fazenda “Arraial”, onde se estabeleceram famílias retirantes de Pilão Arcado. O parlamentar ressaltou que a fertilidade do solo e a pesca contribuíram para a fixação dos colonos, para anos mais tarde, em 1900, transformar o povoado em cidade. Viana lembrou ainda que a cidade tem mais de 42 mil habitantes e sua economia é voltada para a agricultura, pecuária e a pesca. Ao final da moção o deputado se congratulou com o “povo hospitaleiro”, a prefeitura e vereadores e desejou a Remanso prosperidade, novas conquistas e desenvolvimento econômico e social.
O deputado também enfatizou os 91 anos de emancipação política de Jaguarari, município localizado no centro-norte baiano, a 409 km da capital. Ao ser desmembrada de Senhor do Bonfim, a cidade teve sua emancipação através da lei 1.905, de 6 de agosto de 1926. Na moção, o parlamentar lembrou a história local que vem da época da civilização do interior da Bahia, quando colonizadores buscavam metais preciosos, prata e ouro.
Atualmente, Jaguarari, que faz divisa com Campo Formoso, Juazeiro, Andorinha, Curaçá, Senhor do Bonfim e Uauá, tem mais de 34 mil habitantes e a economia é voltada para agricultura e pecuária. Viana ressaltou as diversidades e manifestações culturais do município, desejando votos de desenvolvimento e progresso para a cidade, a população, prefeitura e vereadores.