O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB-BA) criticou, na tarde desta terça-feira (14), que o governo da Bahia completou 100 dias e não tem o que comemorar no quesito segurança pública. Durante discurso no plenário na Assembleia Legislativa da Bahia, tucano citou o número de assaltos a ônibus na capital baiana tem crescido assustadoramente. “Sem sombra de dúvidas, a Bahia é um dos estados mais violentos do Brasil. Em Salvador, somente em 2015, foram registrados 600 assaltos a ônibus. Nas cidades do interior não é diferente, em Juazeiro, o número de homicídios aumentou em 20%”, destacou o parlamentar.
Segundo Viana, a Prefeitura de Salvador está desenvolvendo um aplicativo onde as pessoas deverão informar pelo celular o momento em que o ônibus está sendo assaltado. Adolfo Viana é autor de projeto semelhante e aguarda aprovação na Assembleia Legislativa desde 2011. “No momento em que a Prefeitura implanta esse projeto na capital, eu espero que a Assembleia tenha a mesma responsabilidade e adote o mesmo procedimento para todo o Estado”.
Adolfo pediu, aos líderes das bancadas do governo e da oposição na Alba, dispensa das formalidades e urgência na aprovação do projeto. “Precisamos votar com urgência. A Bahia é o terceiro estado com mais assaltos a ônibus interestadual no Brasil. Gostaria de contar não só com os parlamentares da oposição, mas também com os da bancada do governo. Esse não é um PL de partido político, mas um projeto que vai ajudar a resolver parte dos problemas de segurança pública na Bahia”, assegurou.
Conforme o parlamentar, o problema da segurança pública não será resolvido com um projeto milagroso. “São varias ações que vão dificultar atos criminosos e a Bahia pode deixar de ser o destino preferencial do crime organizado. Quem vai ganhar com isso é a população que usa o transporte público”, ressaltou Adolfo Viana.