O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, anunciou nesta quarta-feira (01/10), em Juiz de Fora (MG), que irá entrar com pedido de investigação criminal no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e uma denúncia de abuso de poder político junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar denúncias acerca da utilização dos Correios pela campanha petista, com fins políticos.
Na noite desta terça-feira (30/09) foi publicado vídeo onde um deputado do PT-MG admite que a estrutura dos Correios foi utilizada para beneficiar as candidaturas petistas de Dilma Rousseff e Fernando Pimentel, candidato a governador, em Minas. “O PT atenta contra a democracia. Não é possível que nós continuemos a assistir essa apropriação do Estado nacional por um grupo político. Esse vale tudo não está à altura das tradições do país, à altura da democracia que nós alcançamos com esforço e com a luta de tantos brasileiros”, criticou.
Aécio exigiu o aprofundamento das investigações e a punição dos responsáveis. Para ele, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, também deve responder pelo ocorrido. “Chegamos à conclusão de que os Correios não cumpriram a sua função, prevaricaram, e, portanto, o presidente dos Correios também está sendo acionado por nós. É algo extremamente grave e aguardamos que as investigações possam ocorrer com a serenidade necessária”, disse.
Em defesa do patrimônio público
Aécio comparou ainda a atual situação dos Correios com o sucateamento a que a maior empresa brasileira, a Petrobras, foi submetida ao longo dos 12 anos de gestão petista. Ele destacou que os mineiros não podem permitir que o caso se repita em empresas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa).
“Não podemos permitir que uma obra de governo tão eficiente, séria, honrada e qualificada, que o Brasil inteiro respeita e admira, como a obra que estabelecemos em Minas Gerais, possa ser substituída por aqueles que não têm a noção clara do que é público e do que é privado. Do que é público e do que é partidário. Vimos o que aconteceu com a Petrobras. Estamos vendo o que está acontecendo com os Correios. Votar no PT significa querer esse mesmo tipo de procedimento em empresas que saneamos, em empresas que são referência em suas áreas para o Brasil”, acrescentou.
Educação
Ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga, do candidato ao Senado Antonio Anastasia, e do presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana, Aécio também detalhou propostas de sua candidatura para a educação. “Me orgulho muito de ter, ao lado do governador Anastasia e de toda uma extraordinária equipe de colaboradores, levado Minas Gerais a ter a melhor educação fundamental do Brasil. E não somos nem de longe o mais rico, nem o mais homogêneo dos Estados. Educação será absolutamente fundamental na nossa proposta. Vamos fundar a Nova Escola Brasileira, equipada adequadamente, que valorize os professores. Uma escola que tenha currículos regionalizados, que se adequem, se adaptem às realidades de cada uma das regiões brasileiras, para que sejam mais atrativos”, explicou.
Aécio disse ainda que pretende estabelecer metas de desempenho nas escolas, como já acontece em Minas Gerais, e resgatar cerca de 20 milhões de brasileiros que não completaram os ensinos fundamental ou médio, oferecendo qualificação para que eles possam reingressar no mercado de trabalho. “Tenho absoluta convicção de que, com a participação do governo federal, inclusive adotando as escolas de menor desempenho por um determinado período, vamos ingressar em um novo ciclo de recuperação da qualidade do ensino no país”, completou Aécio.