
Foto: Igo Estrela
“Lançamos hoje em Salvador o Plano Nordeste Forte, um conjunto de iniciativas que busca não apenas a convivência com a pobreza, mas a sua superação”, afirmou Aécio.
Entre as ações para o combate à pobreza, Aécio reafirma seu compromisso com a manutenção do Bolsa Família. Além disso, o programa se tornará em política de Estado. Aécio também já anunciou o Programa Família Brasileira, que será um complemento aos atuais programas de transferência de renda, combatendo dificuldades específicas da população de mais baixa renda, como ausência de serviços de saneamento, saúde e acompanhamento social.
IDH
O plano inclui a ampliação da renda per capita nordestina, chegando a 70% da média nacional em dez anos, e ações para a manutenção e ampliação do poder de compra da população. Já para a melhora do IDH, o plano estabelece ações específicas para os munícipios em situação mais crítica, alocando recursos para financiar programas nas áreas de educação, saúde e geração de renda.
O Plano Nordeste Forte também prevê auxílio aos micro e pequenos empreendedores rurais e urbanos, por meio da ampliação do crédito, da redução de taxas, da desburocratização e de políticas tributárias diferenciadas.
“Teremos um governo parceiro. O governo da refundação da Federação, o governo que vai permitir aos municípios eles próprios enfrentarem em melhores condições as enormes dificuldades que têm hoje”, afirmou Aécio.