Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Alagoas Mais Peixe II vai beneficiar mais 400 famílias

12 de dezembro de 2013
Email Share
imagemO programa Alagoas Mais Peixe vem beneficiando cerca de 400 famílias desde sua criação, em 2009. O objetivo do projeto é ampliar a produção aquícola, gerar renda aos beneficiados e dar mais qualidade de vida àquelas pessoas que, na sua maioria, viviam apenas do corte da cana-de-açúcar.

Após o êxito do Alagoas Mais Peixe I, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) e o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) estão financiando a segunda edição do programa. Nessa nova etapa, mais 400 famílias, em todo o Estado, serão beneficiadas. Nesta terça-feira (11), cerca de 10 novos piscicultores, do município de Barra de São Miguel, se reuniram com o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, para solicitar um módulo. Eles se comprometerem em trabalhar para fortalecer a aquicultura e gerar mais renda para os 20 associados.

“A Barra de São Miguel tem um enorme potencial turístico e agora está despontando como referência aquícola. Saímos na Revista Veja, como referencial de turismo e gastronomia naquela região. Já temos o cultivo de ostras, no povoado da Palateia. Agora, vejo esse pessoal disposto e animado para trabalhar com criação de peixes em tanque-rede”, disse o secretário.

Regis Cavalcante explicou ainda que o Alagoas Mais Peixe é um incentivo do Governo do Estado para os interessados em cultivar peixes em lugares previamente analisados. “Antes de viabilizarmos o negócio, o nosso engenheiro de pesca, Genilson Taquari, faz toda a avaliação técnica, como a qualidade da água, identifica a profundidade, orienta na abertura da associação, treina o pessoal e faz a licitação para a aquisição de material, para finalmente colocar os tanques na água”, afirma o secretário.

Um dos interessados do módulo do Alagoas Mais Peixe da Barra de São Miguel, Jadielson Batista, está otimista e ressalta que a Sepaq não vai se arrepender de investir mais de R$ 150 mil na Lagoa Niquim, sob os cuidados dele e do grupo. “Dirijo táxi e também tem muito eletricista no grupo e outros estão desempregados. Nós queremos largar nossos empregos para investir na piscicultura. Vai aumentar nossa renda e a qualidade que damos a nossa vida”.

O programa também incentiva o associativismo. “A absorção da piscicultura pelos moradores locais mostra o quanto o Programa é eficiente”, destacou o secretário.

A previsão da instalação dos tanques na Barra de São Miguel é em março. Anadia, Boca da Mata, Penedo, Igreja Nova, Ibateguara, Campo Alegre, Traipu, Belo Monte, Pão de Açúcar, Porto Calvo, Delmiro Gouveia, Piranhas e Igaci são municípios que também já foram aprovados para receber módulos do Programa Alagoas Mais Peixe II.

Do Portal do governo de Alagoas

Compartilhe!