Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Banco Central eleva taxa de juros a 11,75% ao ano

5 de dezembro de 2014
Email Share

banco-central-foto-bacen1-300x200Brasília (DF) – O Banco Central acelerou a alta da taxa de juros e aumentou a Selic em 0,50 ponto, chegando a 11,75% ao ano. A decisão foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) por unanimidade na última quarta-feira (3). O índice é o maior desde agosto de 2011.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (04), esse foi o segundo aumento consecutivo após as eleições presidenciais. Na campanha, a presidente Dilma Rousseff criticou uma “política econômica baseada em juros altos e corte de gastos”.

O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) afirmou que o aumento faz parte de um pacote de medidas políticas que o governo “não teve coragem de tomar antes por causa da eleição”. “O PT segurou essas medidas apenas para não perder voto. Agora, que Dilma já foi eleita, eles não precisam mais segurar nada”, destacou.

Para o tucano, a queda do Produto Interno Bruto (PIB) e a alta da inflação “assustaram” o governo. “Eles estão desesperados. São medidas amargas para tentar conter a economia, que não está bem. Se fosse sensato, o governo teria agido muito antes, mas esperou o término das eleições para, mais uma vez, ludibriar os brasileiros”, concluiu.

A reportagem informou ainda que a expectativa no mercado é de novas altas no início de 2015. Em outubro, três dias após as eleições, o Copom aumentou os juros em uma magnitude menor, de 11% para 11,25% ao ano.

Compartilhe!