Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Brasileiros trabalham cinco meses apenas para pagar impostos

22 de maio de 2014
Email Share

impostosebc2-1Brasília (DF) – Os brasileiros terão que trabalhar, em 2014, até 31 de maio apenas para pagar impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos. A análise é do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e mostra que serão necessários 151 dias de trabalho, um a mais em comparação com os últimos dois anos.

De acordo com a reportagem publicada nesta quinta-feira (22) na Folha de S. Paulo, o contribuinte deverá destinar 41,37% de todo o rendimento bruto à tributação sobre salários consumo e patrimônio – mais de 2% acima do valor constatado em 2013. Em 10 anos, houve um crescimento de 3,5 pontos percentuais.

Segundo o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, em diversos países onde a carga tributária é maior que no Brasil, os cidadãos destinam menos dias de trabalho para o pagamento de tributos. Entre os países citados por Olenike estão a Hungria, Alemanha e a Bélgica, onde são necessários 142, 138 e 102 dias para o pagamento de impostos, respectivamente.

Olenike ainda ressaltou que a quantidade de dias trabalhados pelo brasileiro se equivale à da Noruega, – 154 dias – país onde os cidadãos têm “qualidade de vida superior”. “Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outros serviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seus rendimentos para compensar a ineficiência do governo”, afirmou o presidente.

Compartilhe!