Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Briga sobre privatização infantiliza debate, avalia Figueiró

13 de maio de 2014
Email Share

Brasília (DF) – O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) criticou nesta terça-feira (13) o PT pelo jogo “maniqueísta” em relação às privatizações, o que, na visão dele, pode paralisar as mudanças necessárias ao país. Segundo ele, o atual governo já se rendeu à realidade e, com atraso de uma década, começou seu programa de privatização dos setores rodoviário, portuário e aeroportuário.

“Demonizar as privatizações, pura e simplesmente, significa fortalecer políticas regressivas e dar espaço ao atraso. Fazer alterações semânticas – trocar palavras como “privatização” por “concessão” – nada mais representa do que infantilizar o debate”, ressaltou ele. O senador destacou que o Brasil melhorou depois da instauração de um novo modelo de gestão nos setores de telefonia, exploração mineral e energético. “Claro que existem problemas, mas olhando o quadro de maneira macro é impossível negar que deixamos de avançar”, afirmou ele.

“O tema vem sendo ressaltado para criar uma cortina de fumaça no debate eleitoral que se inicia. O governo FHC fez o que a realidade histórica exigia: o Brasil precisava se modernizar. Era fundamental conquistar a estabilidade, reduzir a inflação e melhorar a performance do País no comércio internacional”, argumentou o tucano.

Para Figueiró, a melhora nos padrões de consumo da população está relacionada à adoção de programas de renda mínima e ao desenvolvimento de políticas públicas de valorização do salário e de aumento dos rendimentos. Porém, ele alertou: a situação não traz um horizonte para que, no futuro, a Petrobras seja privatizada. “Quem difunde isso não tem responsabilidade com a verdade.”

Do Portal do PSDB no Senado

Compartilhe!