
Foto: Valter Pontes
Souto, que tem como vice o ex-deputado Joaci Góes (PSDB), aparece com 42% das intenções de voto – mais do que a soma dos votos dos outros cinco postulantes na pesquisa estimulada. A senadora Lídice da Mata (PSB) aparece com 11% e, em terceiro, o deputado federal Rui Costa (PT), com 8%, seguidos de Rogério da Luz (PRTB), com 2%, Marcos Mendes (Psol) e Renata Mallet (PSTU), com 1% das intenções de voto. Na pesquisa espontânea, Souto também sai à frente com 17%, contra 5% de Rui Costa, 4% de Lídice da Mata e 1% de Rogério da Luz.
“A sondagem evidencia, pelo baixo desempenho alcançado, que o candidato petista, escolhido de forma autoritária pelo governador, não tem a aprovação da Bahia. Não adiantou a propaganda exagerada, nem a ameaça aos prefeitos para apoiá-lo, muito menos o uso da máquina pública”, disse Paulo Souto durante a inauguração do comitê na noite desta quarta-feira (23). “O resultado da pesquisa de hoje não é uma surpresa. Nas ruas, o desejo de resgatar o orgulho de ser baiano está cada dia mais forte, mais evidente, tomando conta de todo Estado”, declarou João Gualberto (PSDB), ex-prefeito de Mata de São João e candidato a deputado federal.
O prefeito ACM Neto abriu seu discurso logo dizendo que aquele era o comitê da vitória de Paulo Souto, governador; Geddel, senador; e Aécio Neves, presidente da República. Ao falar sobre a pesquisa do Ibope, ele disse que o resultado refletia a vibração e o entusiasmo que tem sentido nas ruas de Salvador e nas cidades do interior que tem visitado. “Essa pesquisa nos anima a continuar trabalhando, porque a vitória só poderá ser comemorada depois da abertura das urnas. É preciso ter humildade de saber que cada voto será fundamental para a construção do futuro da Bahia”.
Para o presidente estadual do PSDB na Bahia, ex-deputado Sérgio Passos, o resultado da pesquisa mostra o desejo do baiano nessas eleições por mudança no Estado e no Brasil, com Aécio. “É uma confirmação do que vimos ontem (anteontem) durante o lançamento da minha campanha, onde Paulo Souto foi recebido com muitos aplausos e carinho. Itabuna e região vaão, mais uma vez, eleger Paulo Souto para mudar a Bahia e as obras paradas”, destacou Augusto Castro (PSDB), candidato à reeleição a deputado estadual.
Senado
A oposição também lidera a pesquisa na disputa ao Senado, com o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que obteve 34%, contra 17% de Otto Alencar (PSD) e 5% de Eliana Calmon (PSB). Hamilton Assis (Psol) e Idalba Marins (PEN) possuem 1% das intenções de voto.
O resultado da pesquisa, segundo Geddel, confirmou uma previsão feita por ele ainda na pré-campanha. “Eu havia dito que, na medida em que o candidato do governo passasse a ser conhecido, ele cairia. Isso porque a população iria entender que ele é sócio e cúmplice da falência da segurança pública e da regulação da saúde. Ele também é responsável pelo estado não ter construído uma barragem nos últimos anos”.
O Ibope ouviu 1.008 entrevistados entre 19 e 21 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A amostragem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número BA-00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), BR-00237/2014.
Comitê
Localizado em Salvador, na Avenida ACM, nº 3305, no bairro Iguatemi, o comitê central tem 1,5 mil metros quadrados de área construída e vai concentrar as atividades de campanha da chapa majoritária oposicionista na Bahia e do candidato à Presidência da República pela coligação Muda Brasil, Aécio Neves. No espaço, vão funcionar sete coordenações: geral, administrativo-financeira, interior, mobilização, eventos, transporte/material e propaganda de rua.